Professores de 21 municípios do Alto Uruguai gaúcho e catarinense participaram do evento que teve conferência com Marcos Piangers.


Mil e duzentos professores de 21 municípios do Alto Uruguai gaúcho e catarinense participaram na quinta-feira à noite, 18, no Salão de Eventos da URI, de mais uma etapa da capacitação promovida pela Universidade, em parceria com as prefeituras e o Sicredi UniEstados, por meio dos projetos União faz a Vida e Cooperativas Escolares.

O encontro contou, também, com a participação do Coro da URI que proporcionou um momento cultural. Sob a regência do maestro Marcio Buzatto, a apresentação teve a participação de Renan Chapuis ao piano; Luis Henrique Bernardon na bateria; Lucas Maleski no violão; e Rodrigo Sabby na gaita.

Os professores foram saudados pelo Gerente da Agência do Sicredi UniEstados de Aratiba, Alcimar Luís Pavan, e pelo Diretor-Geral da URI Erechim, professor Paulo Roberto Giollo, que enalteceram a iniciativa de proporcionar mais uma formação aos profissionais do magistério da região.

A atração da noite foi a conferência com Marcos Piangers, que atuou em diversos veículos de comunicação do país. É autor do best-seller “O Papai é Pop”, com mais de 1 milhão de cópias vendidas no Brasil, Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos.

Destacou, em sua fala, a importância e o valor do professor, embora a profissão não receba o reconhecimento devido no país. “Em outros países, o professor é recebido por tapete vermelho, mas aqui no Brasil, infelizmente, isso não ocorre. No entanto, é preciso reconhecer que, apesar da pouca valorização, o professor ainda gera amor e carinho, valores que o aluno reconhece mais do que todos”.

Revelou, por outro lado, que somos educados para fazer o mínimo, não permitindo que o estudante possa contribuir com a sua própria formação. “Estamos aqui neste mundo para dar show, pois a vida é apenas um passeio. Por isso, vamos parar de reclamar, de pertencer a uma pedagogia do medo. Temos que entender que uma pessoa feliz tem poder”, disse. Ressaltou, ainda, que o professor, apesar de tudo, ainda ama e dá carinho. “Temos que trabalhar de acordo com o que diz o provérbio japonês “Ikigai”, que descreve a razão por que alguém levanta da cama todos os dias, ou seja, sua motivação para viver.

Por fim, afirmou, baseado em experiências pessoais, que a escola do futuro está no professor e não no prédio ou nas obrigações que ele é determinado a cumprir. “Temos que reativar a chama do amor, da paixão e do carinho para continuarmos motivados. Mas não esqueçam também de dedicar mais tempo aos seus filhos”, concluiu.


Secom URI
por Secom URI
19/07/2024 11:26