Além da adesão de lojistas, mobilização na esquina democrática contou com a distribuição de pipoca com 30% a menos


Tendo como local a Esquina Democrática, Erechim realizou, na quinta-feira, 06, o seu “O Dia Livre de Impostos”, ação que acontece no Brasil há 18 anos com o intuito de conscientizar a população, o poder público e o varejo a respeito da alta carga tributária paga em nosso país.

Na oportunidade foram distribuídos sacos de pipocas com 30% a menos para demonstrar o quanto é retirado do consumidor na hora da compra. A CDL Jovem esteve presente das 10h às 12h e das 13h às 15h com faixas e o Cedelito. Lojistas dos 26 estados e do Distrito Federal comercializaram produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes.

A campanha é uma realização da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem). Em Erechim participaram lojistas que fazem parte da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O Dia Livre de Impostos é a maior campanha nacional de esclarecimento sobre o impacto dos impostos nos bens de consumo na vida do cidadão. A ação ganha ainda mais força diante do avançar das discussões no Congresso Nacional a respeito da Reforma Tributária. “O país necessita de um ambiente de negócios menos burocrático e oneroso, com um sistema de arrecadação justo, eficiente e que sirva de base para o aumento da competitividade, da produtividade e da redução das enormes diferenças sociais do Brasil”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.

 Para o presidente da CDL Jovem de Erechim, Augusto Bettio, o Dia Livre de Impostos é uma forma de deixar claro para o consumidor como a alta tributação afeta seu poder de compra. Um dia em que lojas e consumidores se unem em uma mobilização nacional contra a alta carga tributária do Brasil. Chamar atenção dos governantes sobre a alta carga tributária e burocracia fiscal que penaliza o consumo da população e atrapalha no ambiente de negócios no Brasil e o desenvolvimento das empresas

 Mais de 100 mil lojas de todo o país participaram da ação em 1.500 cidades. A expectativa era de que mais de 2 milhões de consumidores fossem beneficiados com os descontos.

 CNDL

 Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.

CDL Jovem

 A CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem) integra o Sistema CNDL e tem como objetivo desenvolver jovens lideranças que empreendem no varejo. A CDL Jovem promove fóruns de discussões nos municípios onde há CDLs, além de integrar ideias, conceitos e experiências a partir de reuniões, palestras, seminários e eventos. Está presente em 19 Estados, no DF e em 100 cidades.


Por Carlos Silveira
Foto Carlos Silveira