O projeto visa explorar os benefícios e desafios do cultivo da laranja de forma sustentável e livre de produtos químicos sintéticos
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças de Suzana, município de Marcelino Ramos, é uma escola do campo que atende em torno de 20 estudantes, todos do meio rural, com turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental.
Neste ano, a escola tem como projeto piloto: “Laranjeiras Sustentáveis, Frutos saudáveis: a produção da laranja orgânica junto à comunidade”, visando um estudo sobre a laranja, seu cultivo de maneira orgânica, manejo e pesquisa sobre suas propriedades. Este projeto foi selecionado para ser exposto na Expointer/2024, em Esteio-RS.
O projeto visa explorar os benefícios e desafios do cultivo da laranja de forma sustentável e livre de produtos químicos sintéticos. Ao adotar métodos de agricultura orgânica, o projeto busca promover a saúde do solo, proteger a biodiversidade local e oferecer aos consumidores frutas mais saudáveis e nutritivas.
Além disso, a proposta pretende investigar práticas de manejo integrado de pragas e doenças e o uso eficiente de recursos naturais. Através da educação e da conscientização, o projeto visa incentivar a adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis e o consumo responsável de alimentos, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e o bem-estar da comunidade local.
Muitos dos estudantes têm produção de laranja para seu consumo e outros que também produzem para venda, como por exemplo a família do aluno Ian Chapuis Ruhmke, que nos proporcionou a visita ao pomar. Para auxiliar na realização do projeto a escola conta com o apoio da Cecafes , uma vez que adquire produtos da cooperativa para a merenda escolar.
No dia 15 de maio, quarta-feira, foi realizada uma tarde de campo junto ao pomar orgânico, a fim de adquirir conhecimentos sobre plantio, adubação, cuidado do solo, fertilizantes naturais, etc. Os estudantes observaram atentos o conhecimento passado pelo engenheiro agrônomo Fredy da Cecafes.