Divulgação
A Semana Acadêmica da UFFS iniciou na segunda-feira (20/05) e prossegue até sexta-feira (24/05), com foco na temática Inovações Sustentáveis na Agricultura: Desafios e Oportunidades.
Dentro da programação da 8ª Semana Acadêmica do curso de Agronomia da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) – campus de Erechim, que acontece no auditório da universidade, o gerente adjunto do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, André Gazzoni, e o extensionista Bruno Utermoehl palestraram nesta quarta-feira (22/05), abordando a segunda fase do programa Supera Estiagem. Eles destacaram ações de implantação do sistema de irrigação, requisitos para implantação e manejo, dentre outras orientações.
O Supera Estiagem é uma das políticas públicas do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e executado pela Emater/RS-Ascar. O programa terá um repasse de R$ 213,2 milhões para a subvenção de projetos de irrigação em quatro anos, com expectativa de aumentar a área irrigada no RS em cerca de 100 mil hectares.
O Estado custeará 20% dos projetos de irrigação, com limite de R$ 100 mil por beneficiário. O Supera Estiagem busca aumentar a reservação de água e a irrigação e, consequentemente, elevar a produtividade das culturas. O programa é destinado a todos produtores rurais (pessoas físicas) e vai beneficiar projetos de implantação ou ampliação de sistemas de irrigação (por aspersão, localizada ou por sulcos); além da construção, adequação ou ampliação de reservatórios de água para fins de irrigação. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.
A Semana Acadêmica da UFFS iniciou na segunda-feira (20/05) e prossegue até sexta-feira (24/05), com foco na temática Inovações Sustentáveis na Agricultura: Desafios e Oportunidades.