Divulgação
A soltura ocorreu na última terça-feira (7) e focou em espécies não carnívoras, escolhidas por sua capacidade de contribuir para a qualidade da água e a saúde do ecossistema aquático.
A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente de Machadinho a alguns anos tem o compromisso contínuo em fortalecer a piscicultura no município com a organização de reservas e entregas de alevinos aos produtores locais. Como a mais recente entrega realizada no último dia 7 de maio, somando a quarta entrega nesta temporada. A próxima entrega está programada para o verão, buscando atender às necessidades dos produtores.
Uma das iniciativas recentes foi a soltura de peixes no Lago do Thermas Machadinho, em uma colaboração entre o Machadinho Termas Resort Spa, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Agricultura. A soltura ocorreu na última terça-feira (7) e focou em espécies não carnívoras, escolhidas por sua capacidade de contribuir para a qualidade da água e a saúde do ecossistema aquático.
Segundo Lucas Grasmann, técnico em agricultura da Secretaria, esta soltura foi planejada com a escolha de espécies. “Optamos por espécies de peixes visualmente atrativas e que têm uma dieta diversificada, ajudando na limpeza natural do lago”, explicou Grasmann. Ele também destacou planos futuros para introduzir espécies carnívoras, seguindo um planejamento cuidadoso para o desenvolvimento sustentável da piscicultura na região.
O técnico enfatizou a importância de permitir que os alevinos cresçam antes da pesca, solicitando à comunidade que evite a captura prematura. “Pedimos que a pesca não seja realizada imediatamente após a soltura para permitir o desenvolvimento saudável dos peixes”, enfatizou Lucas.
Ele explicou que, durante os meses de inverno, o crescimento dos peixes é mais lento devido à redução da alimentação, e é necessário aguardar até que atinjam um tamanho adequado para a pesca sustentável, o que deve ocorrer nos próximos anos.
Com ações como essa, Machadinho demonstra seu compromisso com a preservação ambiental e o fortalecimento da piscicultura como uma atividade econômica para o município.
Quantidade e espécies de alevinos soltos:
- 1400 capim
- 700 cabeça grande
- 500 prateada
- 700 húngara espelho
- 300 húngara escama
- 200 jundiá
- 100 grumata