Trabalho coletivo durante o final de semana limpa locais invadidos pela água em cidades da região


As fortes chuvas que atingiram a região do Alto Uruguai, na quinta-feira (2), trouxeram enchente e uma série de estragos em diferentes municípios.

Em Aratiba, equipes do Bombeiros Voluntários, Defesa Civil, funcionários da Prefeitura e população estiveram unidos na limpeza, principalmente na área central da cidade. No Bairro Rio Novo também houve diversas casas afetadas pela enchente.

O prefeito, Gilberto Hendges, ressalta o trabalho das equipes, que estão somando forças aos moradores, fazendo com que todos se unam para colaborar e ajudar nas demandas que vão surgindo.

O vice-prefeito, Gelson Carbonera acrescenta que frentes de trabalho da Secretaria de Obras, estão no interior, onde houve vários deslizamentos nas estradas. “O objetivo é desobstruir e consertar estes trechos atingidos, para que haja acesso às comunidades e propriedades rurais”, comentou.

A prefeitura também criou uma central de doações, que fica junto à Estação Rodoviária e ressalta que as principais demandas no momento são de materiais de higiene e limpeza, além de colchões e água.

A contribuição pode ser feita via Pix, pela chave 53.158.863/0001-58 (CNPJ), em nome do Fundo Municipal de Proteção e Defesa Civil de Aratiba.

Barra do Rio Azul

O domingo de sol colaborou para que o trabalho de limpeza de casas, estabelecimentos e ruas fosse mais ágil. Voluntários de diferentes lugares do Alto Uruguai estiveram em Barra do Rio Azul para auxiliar na remoção da lama trazido pela enchente do Rio Paloma.

Segundo o prefeito, Marcelo Arruda, o município recebeu muita doação e a triagem foi concluída. A orientação é que as doações sejam direcionadas para outros locais que também estão precisando.

Três Arroios

A Prefeitura de Três Arroios mobilizou os funcionários municipais, a Defesa Civil, Bombeiros e vários voluntários, para atuar nos serviços de limpeza e manutenção nas áreas públicas visando a redução do impacto das chuvas.

Também, a Secretaria de Obras está trabalhando no interior onde diversos locais foram afetados, com deslizamentos e estragos nas estradas.

Conforme o prefeito, Carlos Burille, a Prefeitura e a Defesa Civil estão calculando os prejuízos causados pela enchente da última semana, e após, será formulado o Decreto de Emergência. “É necessário fazer todo levantamento tanto na cidade, quanto no interior das perdas para podermos então encaminhar o decreto”, afirmou o prefeito Carlos.

Marcelino Ramos

Os bombeiros voluntários de Marcelino Ramos desempenharam uma série de tarefas para auxiliar a comunidade. As atividades incluíram a limpeza de casas afetadas, visitas aos bairros e interior do município para prestar assistência aos moradores, remoção de galhos e limpeza de pista e coleta de donativos destinados para as famílias atingidas.

Severiano de Almeida

O Centro Administrativo de Severiano de Almeida foi atingido pela enchente ocorrida no município. Dessa forma, as repartições públicas estão funcionando em expediente interno até a próxima quinta-feira (9). A exceção é a Unidade Básica de Saúde que volta atender hoje (7).

Os gabinetes do prefeito e vice e secretaria de Administração e da Fazenda estão realocados na Casa do Idoso. As demais secretarias permanecem no Centro Administrativo.

A equipe de apoio das entregas de donativos em Severiano de Almeida comunicou a população, que não há mais necessidade de doação de roupas. Pede, que as doações sejam mantidas, mas que o foco seja em utensílios de cozinha, como pratos, panelas, talheres. Além de móveis, tanto para cozinha quanto para quarto. Colchões, roupas de cama, eletrodomésticos e itens de higiene e limpeza são essenciais.

No município, as doações podem ser realizadas diretamente na Casa do Idoso


Por Da redação
Foto Divulgação