Divulgação PMPA
A cidade vive a tensão de uma elevação histórica do nível do lago Guaíba nesta sexta-feira.
A Prefeitura de Porto Alegre decretou na noite desta quinta-feira estado de calamidade pública na Capital. A decisão classifica o desastre como de grande intensidade (nível III), levando em consideração os parâmetros estabelecidos pela portaria nº 260/2022 do Ministério de Desenvolvimento Regional. A cidade vive a tensão de uma elevação histórica do nível do lago Guaíba.
Conforme o Executivo, na prática, o decreto - baseado em pareceres da Defesa Civil Municipal, Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e no decreto estadual 57.596 - autoriza a administração a empregar todos os recursos e voluntários na assistência à população e restabelecimento de serviços.
A Defesa Civil de Porto Alegre divulgou um novo alerta nesta quinta-feira, indicando a possibilidade de continuidade das chuvas extremas até o meio-dia de segunda-feira.
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) informa que as aulas nas escolas da rede municipal permanecerão suspensas nesta sexta-feira, 3.
O Centro Integrado de Coordenação de Serviços de Porto Alegre emitiu alerta de inundação aos moradores do Centro Histórico e 4º Distrito. O anúncio publicado na tarde desta quinta-feira, 2, acrescenta que o Guaíba segue em elevação e pode chegar em nível superior a 4m.
A entidade ainda alerta que todas as comportas do Cais Mauá já foram fechadas, mas que há risco de inundação.
*Com informações do Correio do Povo