Na BR 386, entre Soledade e Lajeado, há interdição total de um trecho de 93 quilômetros, sem previsão de liberação. Foto: PRF
Ao menos 18 pessoas estão desaparecidas no RS após chuvas. Dos 77 municípios afetados pelo temporal, quatro registram mortes.
A Defesa Civil do Estado confirmou cinco óbitos em decorrência das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. As informações foram publicadas em boletim às 18h desta terça-feira (30). Ao menos 18 pessoas estão desaparecidas: oito em Candelária, seis em Encantado e quatro em Roca Sales.
Dos 77 municípios afetados pelo temporal, quatro registram mortes. Em Paverama, dois homens morreram depois que o carro em que estavam foi arrastado pela força da correnteza.
Houve também uma morte em Pantano Grande, uma em Encantado e uma em Santa Maria. Detalhes das mortes estão sendo investigados. Até o momento, 198 pessoas estão em abrigos e 95 desalojadas.
A Defesa Civil do Estado alerta que há possibilidade de piora da situação nos próximos dias, e recomenda às prefeituras que adotem seus planos de contingência, implementando os abrigos públicos e realizando a retirada das pessoas que vivem nas margens dos rios, principalmente em áreas já afetadas anteriormente.
O balanço da Defesa Civil também contabiliza 76 municípios afetados, além de 242 pessoas desalojadas e 95 desabrigadas. Outros efeitos foram registrados no decorrer do dia, como casas soterradas, quedas de pontes e rodovias bloqueadas. Na BR 386, entre Soledade e Lajeado, há interdição total de um trecho de 93 quilômetros, sem previsão de liberação.