Entidades terão até 16 de junho para protocolar seus projetos.
O Sicoob Crediauc abriu as inscrições para os projetos que irão constar na edição 2024 do Fundo Social da cooperativa. O objetivo é apoiar e fomentar ações sociais de interesse coletivo desenvolvidas em sua área de atuação. Para 2024, a instituição financeira vai disponibilizar cerca de R$ 400 mil, valor equivalente a 1% do resultado bruto das receitas de 2023, mais os recursos remanescentes dos últimos dois anos. Os valores disponibilizados abrangem projetos que se encaixam em 10 eixos temáticos, sendo eles: Educacional, Cultural, Esportivo, Ambiental, Segurança, Saúde, Assistência Social, Ações Emergenciais, Inovação Social e Projetos Internos Coletivos (de iniciativa dos funcionários da cooperativa).
O prazo para que as entidades interessadas protocolem os documentos, iniciou no dia 18 de abril e vai até 16 de junho. A avaliação e aprovação dos projetos tem o dia 16 de julho como prazo limite. Já, o depósito dos recursos para as entidades que tiverem seus projetos aprovados, deverá ser feito até o dia 15 de agosto. Toda entidade contemplada terá até o dia 30 de novembro do corrente ano para fazer a prestação de contas junto a cooperativa.
O coordenador do Fundo Social e 2º vice-presidente do Sicoob Crediauc, Igor Dal Bello, espera que o número de 244 projetos inscritos no ano passado, seja superado, muito especialmente pela proporção que a iniciativa tomou e pela repercussão alcançada nas comunidades.
“Temos sentido que a cada período as entidades estão buscando cada vez mais os recursos disponíveis e esse ano não será diferente. Distribuímos os valores de forma proporcional as nossas 31 agências, onde os interessados deverão protocolar os projetos. Aliás, cabe informar que, se em determinada agência o volume de projetos for muito elevado, vamos ter que priorizar as solicitações que irão gerar maior impacto social e maior alcance na comunidade”, alertou o coordenador.
O presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, falou sobre os impactos do Fundo Social nas comunidades, ressaltando que o projeto é apenas uma das atividades comunitárias mantidas pela instituição. “Está comprovado que o Fundo Social se tornou uma grande ferramenta que auxilia uma gama muito grande de pessoas, por meio das entidades. Mas, ele é apenas um complemento das ações que realizamos durante o ano. Só para se ter uma ideia, em 2023, investimos mais de R$ 1,4 milhão nas localidades onde possuímos nossas agências, incluindo o Fundo Social, patrocínios e apoios financeiros diversos”, complementou o dirigente.
Todos as informações inerentes ao processo de inscrição e habilitação ao Fundo Social do Sicoob Crediauc, podem ser consultadas no regulamento que se encontra no site da cooperativa: https://www.sicoob.com.br/web/...
(Fonte: Sicoob Crediauc – Assessoria de Comunicação)