Mads Claus Rasmussen / Ritzau Scanpix / AFP) / Denmark OUT


Agulha de 54 metros desaba entre as chamas no edifício histórico próximo ao Parlamento dinamarquês; causa do fogo ainda não foi determinada.



Um grande incêndio irrompeu nesta terça-feira (16) na Dinamarca, consumindo o edifício da antiga Bolsa de Copenhague, datado do século XVII, e levando ao desabamento de sua emblemática torre. Encomendada pelo rei Cristian IV e construída entre 1619 e 1640, a agulha de 54 metros foi engolida pelas chamas em meio às obras de restauração que estavam em andamento. Localizado próximo ao Parlamento dinamarquês, o prédio abrigou a sede da Bolsa de Copenhague até a década de 1970, e atualmente serve como sede da Câmara de Comércio Dinamarquesa.


Mads Claus Rasmussen / Ritzau Scanpix / AFP) / Denmark OUT

A causa do incêndio ainda não foi determinada, enquanto equipes de bombeiros e a polícia isolam parte do centro da capital para conter as chamas. O cenário é descrito como terrível pela Câmara de Comércio, enquanto enormes nuvens de fumaça se elevam sobre Copenhague. Pessoas foram vistas correndo para dentro do edifício na tentativa de salvar obras de arte, mas não há relatos de vítimas até o momento.

Foto: Ida Marie Odgaard/Ritzau Scanpix via AP

O edifício, com sua torre característica no formato das caudas de quatro dragões entrelaçados, é uma atração turística popular e já foi fotografado milhões de vezes. Seus andaimes, que envolviam o prédio em processo de reforma, desabaram com o incêndio. O telhado, a alvenaria, o arenito e o pináculo do Boersen, considerado um dos principais exemplos do estilo renascentista holandês na Dinamarca, estavam sendo restaurados.


O diretor da Câmara de Comércio, Brian Mikkelsen, descreveu o evento como um "desastre nacional" enquanto ajudava a retirar obras de arte do prédio. O adjacente Palácio de Christiansborg já foi palco de incêndios em diversas ocasiões, mas a Antiga Bolsa de Valores permaneceu intacta. Além de sediar a Câmara de Comércio, o prédio é utilizado para eventos como jantares de gala, conferências e festas.


Redação
por Redação Auonline
16/04/2024 09:51