Divulgação Assessoria de Comunicação 15ª CRE


Diálogo e construção coletiva para a Cultura de Paz nas escolas estaduais



Durante os dias 10,11 e 12 de abril, a 15ª Coordenadoria Regional de Educação sediou o curso formativo do projeto “Escola Segura e Em Paz”, com o objetivo de formar facilitadores para a implementação da metodologia nas escolas estaduais, aplicando conceitos da Justiça Restaurativa e da Cultura de Paz. A capacitação conduzida pela professora da Rede Estadual, Cristina Fortuna Borrea, reuniu professores que atuam em sala de aula e nas equipes diretivas de nove escola de Erechim e região, sendo parte de um projeto macro da Secretaria Estadual da Educação – SEDUC, que pretende contemplar todas as escolas estaduais, gradativamente.

As ações formativas vêm sendo desenvolvidas em todas as CREs, através do Núcleo de Cuidado e Bem-estar Escolar – NCBEE, órgão responsável pelo trabalho com as comissões escolares, a fim de discutir a cultura de paz e trabalhar com a justiça restaurativa. Segundo a representante do Núcleo, na Secretaria de Educação, Thamy Fernanda de Souza, “o projeto é uma iniciativa crucial em andamento no estado, voltada para a prevenção da violência e o fortalecimento das relações entre alunos, professores e equipes escolares. Enfatizando a importância do autoconhecimento, empatia, diálogo, resolução de conflitos, cooperação e ação ética, democrática e inclusiva, percebemos a necessidade de implementação de práticas que atendem a esses princípios. Nesse contexto, a Justiça Restaurativa, por meio da metodologia dos Círculos de Construção de Paz (CCP), apresenta-se como uma abordagem integrada com tais competências, fornecendo ferramentas específicas para promover um ambiente escolar saudável e inclusivo”, afirma.


Na perspectiva da servidora responsável pela pasta das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (CIPAVE +), na 15ª CRE, Monique Rosset, “é uma oportunidade importante para que as escolas aprendam a utilizar essa ferramenta no seu dia-a-dia, para melhorar diversos aspectos do cotidiano, nas relações interpessoais e na prevenção de possíveis conflitos do ambiente escolar”. Já para a diretora da E.E.E.B São Valentim, Eliane Rosa Polli, “A vida nas escolas apresenta diariamente situações inusitadas. Nunca estamos totalmente preparados para enfrentar todas elas. A oportunidade de participar da formação do Círculos Formativos de Paz traz uma abertura na nossa visão, um replanejamento de ações e principalmente um novo olhar sobre diferentes aspectos”.

“Falar sobre Círculo de Paz se faz muito necessário nos dias de hoje, diante da vivência de conflitos. A formação nos proporcionou um momento para aprendizagem de como iniciar esses movimentos, abrindo a porta para esse trabalho que será feito nas escolas com todos os protagonistas. Nos capacitar foi o início de grandes mudanças pessoais e de valores, para nos tornarmos pessoas ainda melhores e construtores de uma educação mais harmonizada”, relatou a professora Luciana Anastácio, representante das Escolas Dr. João Caruso e Dr. José Vicente da Maia, de Erechim.

Círculos de Construção de Paz

Os Círculos de Construção de Paz são uma metodologia estruturada na facilitação do diálogo, que também pode ser aplicada como metodologia restaurativa. Conduzidos por um Facilitador, que tem como responsabilidade ajudar os participantes a criar um espaço seguro para a conversa, os Círculos são baseados em etapas que se constituem através de perguntas norteadoras, que oportunizam a fala e a escuta qualificada de todos os participantes. 

Foto:  ministrante da formação, Cristina Fortuna Borrea, servidora responsável pela CIPAVE + na 15ª CRE, Monique Rosset, e representante do NCBEE/Seduc RS, Thamy Fernanda de Souza

O formato proporciona a liderança partilhada, pertencimento, igualdade, conexão, empoderamento e responsabilização, estimulando os participantes a refletirem e buscarem em conjunto a resolução de conflitos, bem como o debate de diferentes temáticas.


Assessoria de Comunicação 15ª CRE
por Assessoria de Comunicação 15ª CRE
13/04/2024 18:30