Os dados mais recentes do Censo do IBGE de 2022 continuam fornecendo informações importantes sobre diversos aspectos, especialmente quando se trata da Qualidade de Vida da população nos municípios analisados.
E, nesse quesito, Concórdia, em Santa Catarina, continua se destacando.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que leva em conta indicadores como expectativa de vida ao nascer, educação e PIB per capita, classifica Concórdia na categoria de IDH considerado muito alto.
Outros municípios catarinenses, como Florianópolis, Balneário Camboriú, Joinville e Blumenau, também compartilham esse destaque.
O prefeito Rogério Pacheco afirma que aguardava resultados positivos, já que a Administração Municipal tem investido em áreas-chave como educação (31%), saúde (25%) e infraestrutura urbana e rural, lazer, esporte e cultura. Nesse caso, são recursos a mais investidos daqueles previstos pelas leis.
O gestor reitera que as oportunidades de desenvolvimento continuam crescendo, com pleno emprego em diversos setores que impulsionam a economia local. O desafio agora é manter Concórdia em ascensão, especialmente com vistas ao seu centenário.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a Qualidade de Vida abrange uma série de fatores, incluindo saúde, educação, habitação, saneamento básico e aspectos sociais como relacionamentos familiares e comunitários.