Foto: TVBS via AP


Tremor de magnitude de 7,7 é o mais forte registrado no país em 25 anos.


Um forte terremoto de 7,7 graus de magnitude na escala Richter deixou pelo menos nove mortos e mais de 900 feridos em Taiwan na manhã desta quarta-feira (3), pelo horário local. Alertas de risco de tsunami chegaram a ser emitidos para ilhas do Japão e das Filipinas, mas foram cancelados cerca de três horas depois.

Esse é o tremor mais forte registrado em Taiwan nos últimos 25 anos, quando um terremoto provocou 2,4 mil mortes e danificou 50 mil imóveis. O abalo sísmico desta quarta ocorreu na Costa Leste. Cerca de 30 edifícios desabaram, a maioria na cidade de Hualien. Parte da capital Taipei ficou sem energia elétrica.


Foto: TVBS via AP

O terremoto também foi sentido em cidades da China, incluindo Xangai. Pelo menos 10 réplicas do tremor com magnitude acima de 5 graus foram registradas nas horas seguintes ao terremoto, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Alertas de risco de tsunami foram emitidos pelas autoridades para áreas costeiras de ilhas do Japão e das Filipinas.

Em um primeiro momento, as autoridades chegaram a alertar para ondas de até 3 metros na ilha japonesa de Okinawa. Moradores que vivem na região receberam uma ordem de retirada.

Cerca de três horas após o terremoto, o Japão cancelou os alertas de tsunami. A TV japonesa NHK disse que ondas de 30 centímetros foram registradas na ilha japonesa de Yonaguni, que fica a cerca de 100 km da costa leste de Taiwan.

Já nas Filipinas, o governo também pediu para que moradores de áreas costeiras deixassem suas casas.


O sul/G1
por O sul/G1
03/04/2024 11:16