Alberto Estevez/POOL via Reuters/Direitos Reservados


Em fevereiro, o ex-lateral foi condenado a quatro anos e meio de prisão por ter estuprado uma jovem em uma boate em Barcelona.



A Justiça da Espanha concedeu, nesta quarta-feira (20), liberdade provisória ao ex-jogador da Seleção Brasileira Daniel Alves, condenado por estupro em Barcelona. Para obter o benefício, ele precisa pagar fiança de 1 milhão de euros (cerca de R$ 5,4 milhões).

Se realizar o pagamento, Daniel terá que entregar os passaportes brasileiro e espanhol às autoridades. Também deverá comparecer semanalmente a um tribunal e manter 1 quilômetro de distância da vítima enquanto aguarda a sentença definitiva.

“O tribunal delibera, por maioria e com voto individual, acordar a prisão provisória de Daniel Alves, que pode ser evitada mediante o pagamento de uma fiança de 1.000.000 euros e, se o pagamento for verificado, e acordada a sua libertação provisória, a retirada de ambos os passaportes, espanhol e brasileiro, a proibição de sair do território nacional e a obrigação de comparecer semanalmente a este Tribunal Provincial, bem como quantas vezes for convocado pela Autoridade Judiciária”, diz a sentença da Justiça de Barcelona.

Em fevereiro, o ex-lateral foi condenado a quatro anos e meio de prisão por ter estuprado uma jovem em uma boate em Barcelona. A defesa do ex-jogador recorreu da sentença e, na sequência, pediu para que o brasileiro aguardasse a deliberação final em liberdade.

Daniel, que mudou várias vezes a sua versão sobre o caso em depoimentos durante o processo, nega que tenha havido agressão sexual.

A advogada de Alves, Inés Guardiola, argumentou que o atleta já cumpriu um quarto da pena que o tribunal impôs no final de fevereiro - o que, em caso de sentença definitiva, o habilitaria a começar a receber benefícios penitenciários - e afirmou que o brasileiro não fugiria.

A defesa propôs, ainda, possíveis medidas para facilitar a saída, como o depósito de uma fiança de 50.000 euros (54.000 dólares, 271.000 reais) ou a entrega dos dois passaportes do ex-jogador.

Alves, que estava na prisão e participou na audiência por videoconferência, declarou aos juízes que não fugiria caso obtenha a liberdade provisória e que acredita na justiça, apontaram as mesmas fontes.

Advogada da vítima denuncia uma “justiça para ricos” após autorização de liberdade

A advogada da vítima da estupro pela qual foi condenado Daniel Alves, Ester García, anunciou que vai recorrer da decisão do tribunal de Barcelona que autoriza a sua liberdade provisória se ele pagar a fiança de 1 milhão de euros, decisão que considerou uma "escândalo".

"Parece que está sendo feita justiça para os ricos", disse García em declarações à rádio catalã Rac 1. "É um escândalo que libertem uma pessoa que sabem que pode conseguir um milhão de euros como se fosse nada", acrescentou, garantindo que recorrerá da decisão.


O Sul/CP
por O Sul/CP
20/03/2024 12:03