Reuniões com moradores que habitam as zonas de auto salvamento iniciarão nos próximos dias. Treinamento simulado está previsto para 27 de abril
O Consórcio Itá inicia, nos próximos dias, a última e mais importante etapa das suas ações preventivas nas áreas de segurança operacional da Usina Hidrelétrica Itá. Com apoio da Defesa Civil e liderança técnica da ENGIE Brasil Energia, operadora e sócia do Consórcio, o Consórcio irá realizar encontros para informar e preparar as comunidades diretamente impactadas pelo simulado de emergência, que será realizado em 27 de abril.
As comunidades de Borboleta Baixa e Passo do Uvá, em Itá (SC), Bem-te-vi, em Aratiba (RS), e Campo Alegre, em Barra do Rio Azul (RS), serão convidadas a participar dos encontros nos salões comunitários de cada localidade. Além de representantes do Consórcio Itá e da ENGIE, que irão detalhar todas as etapas do simulado e dialogar com a comunidade sobre os preparativos para o dia do exercício, membros das Defesas Civis, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também estarão presentes.
As reuniões marcam a etapa final de um processo que começou há dois anos, com o cadastramento dos moradores localizados a jusante da Usina, passando pela etapa de instalação da sinalização das rotas de fuga e alertas sonoros. “Nós valorizamos muito a cultura de segurança e prevenção, agora estamos prontos para treinar juntos com a população, através de um simulado de emergência e testar as medidas preventivas que foram implementadas e realizar os ajustes caso necessário.” destaca Rene Bastos, Gerente do Consórcio Itá.
Serviço: Reuniões de preparação para exercício simulado
- Itá (SC) - Linha Passo do Uvá - 25/03 – 19h – Salão Comunitário
- Linha Borboleta Baixa – 26/03 – 19h - Salão Comunitário
- Aratiba (RS) - Linha Bem-te-vi – 27/03 – 19h - Salão Comunitário
- Barra do rio Azul (RS) - Linha Campo Alegre – 28/03 – 19h – Salão Comunitário
O exercício de simulado irá ocorrer em 27 de abril, ele integra um conjunto de medidas preventivas que garantem a segurança da população local. As atividades estão previstas para o atendimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNDEC (Lei 12.608/2012) e a Política Nacional de Segurança de Barragens (Leis nº 12.334/2010 e nº 14.066/2020).
O simulado deve ocorrer a cada três anos, e todos os moradores serão avisados antecipadamente sobre data e horário previsto por meio do Consórcio Itá e Defesa Civil. As iniciativas possuem caráter preventivo e as barragens, assim como suas estruturas, atendem plenamente aos requisitos de segurança, não oferecendo nenhum risco à comunidade.
Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil de seu munícipio, ou pelo canal de comunicação do Consórcio Itá. (e-mail: contato@consorcioita.com.br ou telefones (49) 3458 8000 |0800 645 5800).