Da cadeia produtiva das plantas aromáticas, desde a produção até a industrialização do óleo essencial, passando pela produção de plantas em estufa geodésica, a relação das plantas com os cinco sentidos (paladar, audição, visão, olfato e tato) até o Cantinho do Aconchego. Essa diversidade traduz o que é o Horto de Plantas Bioativas da Emater/RS-Ascar, na Expodireto Cotrijal 2024.

Com mais de 200 espécies de plantas - condimentares, aromáticas, medicinais, plantas alimentícias não-convencionais, tóxicas, entre outras - o Horto de Plantas Bioativas no espaço da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, proporciona aos visitantes aprendizados e experiências neste ambiente diverso, por meio de oficinais que estão sendo realizadas durante os cinco dias da feira, apresentação de projetos e equipamentos e até mesmo da contemplação e autocuidado.


“Nesse ano, nós estamos apresentando o projeto sobre as plantas bioativas e os sentidos, através da Roda das Sensações, onde demonstramos algumas plantas bioativas, como o manjericão, a dorme-dorme, a capuchinha, a camomila e o bálsamo, que têm ação ou interação com os nossos sentidos. Estão acontecendo várias oficinas durante o dia, onde os participantes podem conhecer mais e trocar experiências sobre essas plantas”, explica a coordenadora da parcela do Horto de Plantas Bioativas, Doriana Miotto.

Outro projeto apresentado é a produção de plantas bioativas em estufa geodésica. Os visitantes acompanham, verificam e tiram as suas dúvidas em relação à produção de mudas de plantas e podem também levar uma muda para a sua casa.

“Um tema muito importante que vem sendo trabalhado nos últimos tempos é o das plantas aromáticas. Então nós trouxemos para a Feira as Rodas de Conversas sobre a cadeia produtiva das plantas aromáticas e a produção dos óleos essenciais. Estão disponíveis informações sobre o cultivo, a industrialização, com a participação de uma empresa parceira que está apresentando equipamentos para a destilação e extração dos óleos essenciais. Também, uma das grandes novidades da feira desse ano, no nosso espaço, é a apresentação de uma estrutura para a industrialização dos óleos essenciais. A Emater está apresentando um croqui, de acordo com a legislação, do que é necessário para implementar uma pequena indústria na área das plantas aromáticas”, declara a extensionista.

O espaço conta ainda com a presença de algumas universidades e faculdades da região de Passo Fundo (Anhanguera, Atitus, Cesurg e UPF), com os cursos de Farmácia, Agronomia e Estética, que estão apresentando pesquisas e informações relevantes à temática da cadeia produtiva das plantas aromáticas. “E para completar esse ciclo, nós temos também a questão do uso, com empreendimentos mostrando, de uma forma bem simples, a questão do uso das plantas aromáticas”, reforça Doriana.

O Horto dispõe ainda de um espaço criado especialmente para a contemplação, para o descanso, batizado de Cantinho do Aconchego. Neste local estão sendo trabalhados os quatro elementos: terra, ar, água e fogo. Neste espaço de descanso, os visitantes estão sendo convidados a desenvolver algumas atividades, visando o autocuidado e o bem-estar, utilizando as plantas bioativas, como o refresca-pés e a compressa de camomila além do descanso costumeiro nas sombras do horto.


Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expodireto Cotrijal 2024

Jornalista Rejane Paludo

Jornalista Vanessa Almeida de Moraes

em 07/03/2024