Divulgação/FIERGS
Adolfo Brito abordou o assunto durante a reunião dos Conselhos da instituição.
Projetos de irrigação no Rio Grande do Sul buscam se consolidar como políticas de Estado, independentemente de governos. Nesse contexto, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) recebeu, nesta segunda-feira (19), Adolfo Brito, o novo presidente da Assembleia Legislativa, durante uma reunião conjunta dos Conselhos de Articulação Parlamentar (Coap), Agroindústria (Conagro), Meio Ambiente (Codema) e Infraestrutura (Coinfra). Brito ressaltou a importância dessa pauta para todo o estado, indo além das questões industriais, abrangendo a segurança alimentar e a fixação dos jovens no interior, e afirmou que será uma prioridade em sua gestão na Casa Legislativa.
Durante a reunião, Brito ouviu sugestões dos coordenadores do Coap, Cláudio Bier; Conagro, Alexandre Guerra; Codema, Newton Battastini; e Coinfra, Ricardo Portella, com o objetivo de impulsionar avanços nas discussões sobre temas que envolvem a necessidade de investimentos em produções agrícolas irrigadas. Essa prática favorece a produtividade, a qualidade dos grãos, incrementa a produção estadual e assegura a estabilidade no fornecimento de matérias-primas para a agroindústria gaúcha.
Destaca-se um estudo realizado pelo Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), que visa incentivar atividades que adotem esse modelo de lavoura, menos suscetível a eventos climáticos, como as estiagens recentes que impactaram a região. Esse estudo é representado pelo Fundopem Irrigação RS.