O Ypiranga tentou, mas ainda não foi dessa vez que conseguiu a reação buscada no Campeonato Gaúcho. Jogando na noite deste domingo (4), o Canarinho foi derrotado por 3 a 0 pelo Juventude, em partida válida pela quinta rodada da competição.
A partida no Alfredo Jaconi começou com 21 minutos de atraso devido a uma queda de luz que afetou alguns dos refletores.
Com o resultado o Ypiranga chegou a quatro jogos sem vitória (dois empates e duas derrotas), permaneceu com cinco pontos e saiu da zona de classificação, o G8, caindo para a 10ª colocação. O Juventude foi a nove pontos e assumiu a terceira posição.
Como havia prometido durante a semana, o técnico Jerson Testoni mudou peças e também a formação, apostando em um sistema com o setor defensivo reforçado e trabalhando os erros do adversário.
Primeiro tempo
Os donos da casa tentaram ter a iniciativa, mas com a frente da área congestionada, apostaram nos chutes de longe, sem muita efetividade, e quem construiu as melhores chances foi o time de Erechim. Aos 16’, Mateus Anderson foi lançado, em velocidade chegou à frente da área e tentou mandar por cobertura, mas Lucas Wingert, fez ótima defesa. Aos 39’, o Canarinho chegou com perigo novamente, em chute de Zé Vitor, da entrada da área, mas a bola foi no travessão.
A bola pune
O Juventude aos poucos foi conseguindo espaços, mas sem dar muito trabalho para o goleiro Alexander, porém, como disse o ex-técnico, Muricy Ramalho, “a bola pune”. Aos 48’, João Lucas cruzou na segunda trave, Jean Carlos escorou para o meio e encontrou Lucas Barbosa entrando livre na pequena área. O atacante só empurrou para as redes.
Segundo tempo
O Ypiranga voltou sem alterações para o segundo tempo, mas sem conseguir a mesma efetividade na marcação que teve na primeira etapa. O Juventude trabalhava a bola no campo do adversário, tinha maior posse e domínio e aos 14’, Alexander salvou em chute de Jean Carlos, de dentro da área. A bola foi para escanteio, o meia cobrou e Gilberto subiu livre para cabecear forte e ampliar.
Gol contra
Aos 23’, Testoni promoveu substituições para tornar o time mais ofensivo e aos 16’, o Canarinho chegou com perigo em cruzamento fechado de Gedeilson. Mas a estratégia aumentou os espaços do Juventude e aos 28’, Alexander fez grande defesa para evitar o terceiro gol dos donos da casa, em uma bomba de Gilberto. Mas aos 32’, Guilherme Santos ficou com a bola na lateral direita, não percebeu que Alexander estava próximo a ele, na área, tentou o recuo e mandou direto para as redes. Gol contra. O goleiro ainda tentou salvar, mas não alcançou.