AMAU/Divulgação


Momento foi oportuno para sanar dúvidas com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil



Na manhã desta quarta-feira, 25, prefeitos da AMAU participaram de reunião virtual, com objetivo de sanar dúvidas referente aos recursos destinados aos municípios na modalidade ‘Fundo a Fundo’, com a participação do Coronel Marcus Vinicius, Subchefe da Casa Militar; e membros da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil.

A coordenadoria trouxe informações relevantes, em função das dúvidas que ainda persistem entre os prefeitos, quanto a utilização dos recursos nos desastres naturais causados pelas fortes chuvas do ano passado.

O presidente da AMAU, Josiel Griseli, prefeito de Ponte Preta, participou da reunião e fez alguns questionamentos. Primeiro com relação aos municípios que tiveram decreto de situação de emergência aceito e ainda não receberam os recursos. E também sobre os problemas acarretados pelas chuvas onde os municípios usaram suas máquinas para desobstruir vias, antes de serem aceitos os pedidos pela Defesa Civil do Estado, se receberão por isso ou não.

De acordo com Josiel, a reunião foi importante: “Os municípios registraram grandes prejuízos com as chuvas do ano passado, e ainda estão se recuperando dos estragos. E a orientação que recebemos é fundamental, para quem ainda não recebeu os recursos poder acessar o mais rápido possível, já que a arrecadação baixou, o que impõe dificuldades aos gestores”, relata.

O Coronel QOEM, Marcus Vinicius, Subchefe da Casa Militar, relatou que é possível sim, ter acesso aos recursos, mesmo que tenham que ser usados para eventos climáticos que não constam no Formulário de Informação de Desastres: “é necessário uma nova vistoria, onde o responsável irá comprovar e relatar para a Defesa Civil esses problemas. E o que não forem possíveis, tem secretarias estaduais próprias para disponibilizar recursos. Nosso objetivo é desburocratizar os processos para ser, o mais rápido possível, liberados os recursos.

A AMAU está realizando um levantamento dos municípios que ainda não receberam os recursos do Fundo a Fundo, ver o porquê e reencaminhar o pedido para a Defesa Civil do RS.


Assessoria Amau
por Assessoria Amau
24/01/2024 15:21