Julio Mocellin- AU


Localizada em uma área verde de 24 mil metros quadrados na "calma e segura cidade de Erval Grande", a casa do Dr. Dejair passou por revitalização e adequações e foi transformada na Repousare, referência em cuidados para idosos



Depois de dois anos de buscas de informações, atualizações e novos conhecimentos, visitas as casas mais importantes do país neste segmento, a engenheira civil Carol Magalhães Hart e o marido, o médico Dejair Pazzini, concluíram, nos primeiros dias deste ano, a revitalização da casa onde moravam em Erval Grande, no Alto Uruguai Gaúcho, a qual foi transformada em uma clínica de repouso para idosos.


A casa está localizada na área central da cidade, nos altos do Goio-Ên, tem área verde privativa de 24 mil m², com pomar, quadras de esportes, horta, piscina, área de jogos de mesa e tabuleiro, parque infantil, jardins, muita sombra para o verão e espaço para banho de sol e caminhadas no inverno.


O médico Dejair, de 72 anos, é defensor do conceito de liberdade total na terceira idade e ajudou a esposa Carol a desenvolver um projeto denominado “portões abertos”. Em qualquer dia, em qualquer horário é possível a visita de familiares. O idoso hospedado tem total liberdade em ficar ou sair na companhia de familiares.

Outro destaque da casa de repouso é a segurança médica. Serviço 24 horas de médico, enfermagem e técnicos. Equipamentos de monitoramento individual em tempo integral. O equipamento de monitoramento que o hóspede carrega permanentemente, acusa com alarme na central e qualquer alteração no comportamento permite socorro em no máximo 20 segundos.

Outro diferencial da Repousare é com a hotelaria. Foi adotado nos móveis, mobilidade, lazer, descanso e gastronomia, um padrão medido no Brasil para a faixa etária, como de cinco estrelas. Outra preocupação na elaboração do projeto está relacionada a comunicação. Liberdade total, diz o Dr. Dejair. “ Aqui o hóspede não vai ser tratado como um idoso. Aqui a vida recomeça em outros tempos”. É possível e isso vai ser considerado normal na casa, que o hóspede fique conectado, inclusive com imagem, permanentemente com a família.


Na solenidade de inauguração, o casal Dejair e Carol, recepcionou convidados da área de medicina, prefeitos, imprensa do Norte Gaúcho e Oeste de SC. Eles apresentaram a equipe de trabalho e compartilharam uma apresentação completa na casa, que surprendeu a todos em cada ambiente.

Mesmo diante de tudo o que foi apresentado, o casal diz que ainda faltam “alguns detalhes” o que leva a imaginação das pessoas a pensar se ainda cabe alguma coisa melhor.

Com a inauguração da “repousare”, na cidade de Erval Grande, o Norte do RS passa a ser referência na atenção a terceira idade a partir do momento que o município foi consagrado pelo governo gaúcho, com o selo ouro de qualidade na atenção a terceira idade.

Agora isso se completa com a “Clínica de repouso”, como provavelmente vai ser reconhecida Repousare. Essa manifestação é do prefeito Suzinei Schneider, que se mostra grato por tudo que tem acontecido no município durante seus primeiros três anos de administração.




Edição/Redação AU
por Edição/Redação AU
22/01/2024 12:51