Divulgação


Agricultores de Erechim, Erval Grande, Três Arroios e Aratiba enfrentam quatro dias de apagão, sofrendo prejuízos incalculáveis. Autoridades locais prometem queixa formal ao governo estadual.



O Natal foi marcado por descontentamento e prejuízos para centenas de consumidores, principalmente agricultores, nas cidades de Erechim, Erval Grande, Três Arroios, Itatiba do Sul e Aratiba, devido a falha no atendimento do plantão da RGE.

Na maioria dos casos, a falta de energia persistiu desde sexta-feira (22), deixando comunidades rurais inteiras às escuras. Os agricultores, mesmo registrando protocolos por telefone e internet ao longo dos quatro dias do feriadão, não obtiveram sucesso em seus insistentes pedidos para o restabelecimento da energia elétrica.

Erval Grande, em especial, enfrentou um apagão de pelo menos quatro dias, afetando quase todas as comunidades do interior. A situação se repetiu em Lajeado Leão, no município de Três Arroios; entre Barra do Rio Azul e Aratiba, e Lajeado Paca, no interior de Erechim.


Em Itatiba do Sul, quatro comunidades ainda reclamavam falta de energia elétrica nesta terça-feira. Para 45 propriedades rurais já são mais de 4 dias sem luz. 

 Os prejuízos relatados, especialmente pelos agricultores, são considerados incalculáveis. Além da perda de alimentos perecíveis e milhares de litros de leite descartados, as famílias rurais tiveram que realizar manualmente a alimentação dos animais, a ordenha, e para os proprietários de aviários, a situação foi ainda mais grave.

Diante do descaso percebido, os prefeitos de Erval Grande e Barra do Rio Azul se manifestaram na imprensa durante o feriado de Natal, prometendo formalizar uma queixa junto ao governo estadual contra a negligência do atendimento emergencial prestado pela RGE.


Redação
por Redação Auonline
26/12/2023 11:49