Divulgação
Pesquisadores poloneses, vindos da Universidade Católica de Lublin, estiveram na cidade no dia 23 de novembro.
Na última quinta-feira, dia 23 de novembro, o Museu Municipal Irmã Celina Schardong recebeu a visita de pesquisadores poloneses, vindos da Universidade Católica de Lublin, e que estavam na região para pesquisar sobre a imigração polonesa no Alto Uruguai.
Os professores Dr. Piotr Rachwal – Instituto de História da Universidade Católica de Lublin, Dr. Tomasz Nowicki – Diretor Instituto de História da Universidade Católica de Lublin e Dr. Mikolaj Radosci – Museu da Pomerânia Central e Instituto Polônico, especialistas em História e Museologia, acompanhados da Senhora Vanda Groch (Cônsul Honorária da República da Polônia para o Alto-Uruguai e Missões: de 1996 a 2010), analisaram documento e fotos sobre a imigração polonesa, com interesse especial nas escolas polono-brasileiras e sociedades étnicas que existiram em Gaurama, visto que tomaram conhecimento que em 1918 foi criada a Sociedade Marechal Joséj Pilzudski, que reunia descendentes de poloneses e poloneses natos, e funcionou até 1937.
Esta sociedade foi local de grande efervescência cultural, já que a partir da sua inauguração em 1918, ali funcionou uma escola, o primeiro cinema (mudo) e um salão de bailes, que além de espaço para danças, tinha camarotes e palco.
Depois de Gaurama, os pesquisadores encaminharam-se para outros municípios que possuem núcleos de colonização.