Reuters/ Ammar Awad


O Hamas também confirmou ter acordado a extensão de dois dias para a trégua com o Catar e o Egito, que estão facilitando as negociações indiretas entre as duas partes.



Nesta segunda-feira (27), o Catar anunciou que um acordo foi alcançado para estender a trégua entre as forças israelenses e do Hamas em Gaza por mais dois dias, continuando a pausa em sete semanas de guerra que resultou em milhares de vítimas e devastação no enclave palestino.

O Hamas também confirmou ter acordado a extensão de dois dias para a trégua com o Catar e o Egito, que estão facilitando as negociações indiretas entre as duas partes.

Antes das declarações, Diaa Rashwan, chefe do Serviço de Informação do Estado do Egito, havia afirmado que um acordo de extensão estava próximo e incluiria a libertação de 20 reféns israelenses, que foram capturados pelo Hamas durante o ataque ao sul de Israel em 7 de outubro. Em troca, 60 prisioneiros palestinos detidos em prisões israelenses seriam libertados.

Com a libertação de 11 reféns israelenses esperada para esta segunda-feira (27), as negociações continuam em andamento para a libertação de 33 palestinos, acrescentou Rashwan.

A trégua acordada na semana passada foi a primeira parada nos combates nas sete semanas desde que o Hamas atacou Israel, matando 1.200 pessoas e levando cerca de 240 reféns a Gaza, de acordo com cálculos israelenses.

No domingo, o Hamas libertou 17 pessoas, incluindo uma menina israelense-americana de 4 anos, elevando o número total que o grupo militante liberou desde sexta-feira para 58, incluindo estrangeiros. Israel libertou 39 prisioneiros palestinos adolescentes no domingo, levando o número total de palestinos libertados sob a trégua para 117.


Redação
por Redação
27/11/2023 16:25