Jota Finkler
As Gurias Coloradas foram a campo com a mesma escalação inicial da primeira partida da decisão.
As Gurias Coloradas conquistaram a taça do Gauchão Feminino 2024 na manhã deste domingo (26) após empatar com o Grêmio, por 1 a 1, nos últimos 90 minutos da grande decisão. Depois de vencer a partida de ida da final, na última quarta-feira (22), pelo placar de 2 a 0, o Internacional voltou a campo apenas para confirmar o décimo título estadual alvirrubro.
Lucas Piccinato seguiu o ditado popular de que time que está ganhando, não se mexe. As Gurias Coloradas foram a campo com a mesma escalação inicial da primeira partida da decisão. Com uma formação ofensiva, o Internacional dominou o primeiro tempo do jogo de volta da final.
Precisando de três gols para levar a decisão aos pênaltis, o Grêmio foi para o tudo ou nada no segundo tempo. E conseguiu empatar cedo. Aos 12 minutos, após um cruzamento da direita, a bola sobrou para Pati Maldaner dentro da área. A zagueira teve tranquilidade para dominar e finalizar, deixando tudo igual no clássico.
As Gurias Gremistas pressionaram até o minuto final, principalmente em jogadas de bola parada e em cruzamentos na área, mas não conseguiram marcar o segundo gol. As coloradas, que ainda tiveram uma bola na trave em uma cobrança de falta de Djeni, suportaram bem a pressão e ficaram com a taça na casa das rivais.
Desde as reaberturas dos departamentos de futebol feminino, em 2017, esta foi a sétima decisão do Gauchão Feminino com Gre-Nal. As Gurias Coloradas levantaram a taça em cinco oportunidades (2017, 2019, 2020, 2021 e 2023). Enquanto as Gremistas ficaram com o título por duas vezes (2018 e 2022).