Foto: Inundação ocorrida em Mafra - Defesa Civil de SC - Divulgação
O órgão classificou o alerta para a região como laranja, indicando elevadas chances de ocorrências como destelhamentos, alagamentos, deslizamentos e enxurradas, entre outros.
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta preocupante para o Estado e o Litoral Norte devido à iminência de chuvas intensas e riscos de acidentes meteorológicos. O comunicado destaca a possibilidade de um acumulado de chuvas significativo, atingindo até 120 mm na metade leste de Santa Catarina, causado pela passagem de um ciclone no oceano.
O órgão classificou o alerta para a região como laranja, indicando elevadas chances de ocorrências como destelhamentos, alagamentos, deslizamentos e enxurradas, entre outros. O período de maior preocupação está previsto para ocorrer entre amanhã, quarta-feira (22) e quinta-feira (23).
A instabilidade climática e o retorno das chuvas têm origem na passagem de uma frente fria combinada com um ciclone no Oceano Atlântico, situado em frente à costa de Santa Catarina, conforme explicou Sergey de Araújo, meteorologista e responsável pelo laboratório de climatologia da Univali.
Além das fortes precipitações, a Defesa Civil alerta para a possibilidade de queda de granizo, uma condição que já afetou algumas regiões do Estado anteriormente. A população é orientada a permanecer atenta às atualizações e seguir as medidas de segurança recomendadas pelo órgão.