Milei promete mudanças radicais na economia argentina
LUIS ROBAYO/AFP - 19.11.2023
Presidente da Argentina receberá seu sucessor ao meio-dia na Quinta de Olivos, residência oficial do chefe do Executivo
O presidente da Argentina, Alberto Fernández, terá uma reunião ao meio-dia desta segunda-feira (20) com o seu sucessor no cargo, o ultraliberal Javier Milei, eleito ontem com 55,69% dos votos. A conversa deve ocorrer na Quinta de Olivos, residência oficial do chefe do Executivo, e marcará o início da transição de governo.
Segundo a imprensa local, antes do encontro, Fernandéz receberá a equipe técnica do Ministério da Economia, comandado pelo candidato derrotado Sergio Massa.
"O povo manifestou a sua vontade. Milhões de homens e mulheres argentinos foram votar e definiram o destino do país para os próximos quatro anos", escreveu Fernández ontem em uma rede social.
O jornal Clarín informa que Massa considera deixar o cargo antes de 10 de dezembro, data da posse do futuro presidente, que propôs mudanças radicais, "sem gradualismo".
Os primeiros nomes do ministério também começam a ser anunciados a partir de agora. O advogado Mariano Cúneo Libarona já foi confirmado para a pasta da Justiça. A deputada nacional Carolina Píparo comandará a Anses (Administração Nacional da Seguridade Social).
O ex-presidente do Banco Central da Argentina — instituição que Milei prometeu fechar — Federico Sturzenegger é um dos cotados para assumir o Ministério da Economia.
O nome da terceira colocada no primeiro turno, Patricia Bullrich, que apoiou o ultraliberal no segundo turno, é cogitado para a pasta da Segurança Pública.