Créditos: Victor Ferreira / EC Vitória
Time conseguiu o acesso à Série A e dois dias depois, o título da Série B.
Com duas rodadas de antecedência, o Vitória sagrou-se campeão do Brasileirão Série B Betano de 2023. O primeiro título nacional do clube de 124 anos foi confirmado na noite desta terça-feira (14), com o empate entre o Guarani e o Criciúma-SC por 1 a 1, em Campinas.
A equipe catarinense era a única que podia alcançar o Vitória na tabela. Agora, nenhum clube tem como chegar aos 69 pontos obtidos pelos campeões ao longo de 36 jogos – com 21 vitórias ao todo. Com o empate, o time catarinense ficou em segundo lugar, com 61 pontos.
Foi o segundo acesso consecutivo do Leão. Em 2022, já havia conseguido a classificação da Série C para a Série B.
Esta é a segunda vez também que o Vitória encaminha dois acessos em sequência. Em 2006, terminou a Série C como vice-campeão e migrou para a B. E em 2007, obteve sua vaga para a Série A ao concluir a Segunda Divisão em quarto lugar.
Presidido por Fábio Mota, o Vitória volta à Série A depois de cinco anos de ausência e com o ineditismo de um título do Brasileirão.
O clube contratou o técnico Léo Condé em fevereiro deste ano e o time deu uma guinada com ele na Série B, mantendo-se na liderança da competição na maioria das rodadas.
“Trata-se de uma competição difícil, mas com a união de atletas, comissão técnica, direção e, principalmente, dos torcedores, nós conseguimos nossos objetivos. Está sendo uma satisfação enorme”, disse Léo Condé.
Além de um ataque eficiente, que tem como destaque Léo Gamalho, artilheiro da equipe com 10 gols, o Vitória sobressai na Série B por ter uma defesa consistente e um forte espírito de coletividade.