RODNEY COSTA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO / CP
Após vitória por 2 a 1, o Colorado soma 42 pontos e pode garantir a permanência na Série A já na próxima rodada
Em uma apresentação que demonstrou grande oportunismo, o Internacional superou o Cruzeiro por 2 a 1 na tarde deste domingo, 5, no Mineirão. O Colorado conquistou a vitória com gols de Maurício e Wanderson, embora tenha enfrentado pressão nos momentos finais da partida. Mesmo com um gol de Bruno Rodrigues de pênalti, o time gaúcho manteve o resultado e assegurou os três pontos no Campeonato Brasileiro.
Com a vitória, o Internacional atingiu a marca de 42 pontos e se afastou da zona de rebaixamento, ficando com uma vantagem de oito pontos sobre o primeiro time do Z-4, o Vasco. O próximo compromisso do clube está marcado para quarta-feira, quando enfrentará o campeão da Libertadores, o Fluminense, às 19h, no Beira-Rio. Já o Cruzeiro enfrentará o Vasco, em um jogo decisivo na luta contra o rebaixamento.
No primeiro tempo, o jogo começou equilibrado, com ambas as equipes se destacando. Mesmo que a diferença técnica fosse evidente, o Cruzeiro compensou com determinação e empenho. No entanto, a maior parte do tempo a bola ficou presa no meio-campo devido à intensa disputa entre as equipes. Quando uma das equipes encontrava espaço na defesa adversária, lançamentos em profundidade se tornavam a norma.
Até a metade do primeiro tempo, apenas cinco finalizações ocorreram, três do Cruzeiro e duas do Internacional. Aos 13 minutos, em uma dessas jogadas, Wanderson lançou Valencia pela ponta direita, resultando em Maurício chutando forte para marcar o primeiro gol: 1 a 0 para o Internacional. O Internacional tentou explorar a velocidade de Valencia em várias jogadas, mas não conseguiu converter todas as oportunidades.
O Cruzeiro enfrentou dificuldades técnicas, evidenciadas por jogadas desajeitadas e desentendimentos entre os jogadores. Um exemplo disso ocorreu aos 28 minutos, quando William foi lançado, mas Bruno Rodrigues atrapalhou a jogada. No entanto, o Cruzeiro conseguiu criar chances na defesa do Internacional e ameaçar o gol adversário. Logo aos 3 minutos, Bruno Rodrigues chutou de fora da área, mas a bola passou ao lado da rede. Aos 32 minutos, Matheus Pereira acertou o travessão de Rochet com uma cobrança de falta.
No primeiro tempo, o Cruzeiro teve 53% de posse de bola, enquanto o Internacional teve 47%. As finalizações foram 6 a 4 a favor do Internacional.
O segundo tempo começou de forma semelhante ao primeiro, com um jogo disputado em que ambos os ataques encontraram espaço. Apesar da intensidade, as divididas foram, em sua maioria, leais. O primeiro cartão amarelo foi mostrado aos 16 minutos do segundo tempo, para o volante Matheus Jussa.
O Internacional continuou apostando em lançamentos em profundidade após roubadas de bola. Aos 7 minutos, em outra jogada desse tipo, Valencia correu pela direita, superou a defesa e encontrou Wanderson na área, resultando no segundo gol: 2 a 0 para o Internacional. O Cruzeiro tentou chutes de longa distância e tabelas pelo lado esquerdo da defesa do Internacional, com destaque para a atuação de Lucas Silva.
A partir dos 30 minutos, o Internacional se retraiu e defendeu com todos os jogadores atrás da linha da bola, aguardando o Cruzeiro jogar. Coincidentemente ou não, isso ocorreu logo após Coudet substituir Aránguiz, Alan Patrick e Maurício, e introduzir Rômulo, Igor Gomes e Bruno Henrique. Wanderson e Johnny também foram substituídos por Pedro Henrique e Gabriel.
No final do jogo, a pressão do Cruzeiro resultou em um pênalti convertido por Bruno Rodrigues, diminuindo a vantagem: 2 a 1. O jogo ainda reservou um último momento emocionante, com Mateus Vital acertando a trave pela terceira vez aos 48 minutos.
O jogo só foi encerrado aos 55 minutos, com a vitória do Internacional. O Colorado voltou a vencer no Campeonato Brasileiro e está a apenas dois pontos de garantir sua permanência na Série A.