Foto: Ricardo Trida/Secom


De acordo com os técnicos da Defesa Civil, a situação no Alto Vale do Itajaí exige atenção por conta das características do rio Itajaí do Sul.



A quarta-feira, 4, foi de trabalho intenso das equipes do Governo do Estado no auxílio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas em Santa Catarina. Segundo relatório da Defesa Civil atualizado às 18h, subiu para 46 o número de municípios que registraram ocorrências de chuvas intensas, alagamentos e granizo. São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Corupá, Laurentino, Presidente Getúlio e Campo Alegre emitiram os pedidos de decreto de situação de emergência. Ao longo do dia, o governador Jorginho Mello acompanhou de perto a situação na sede da Defesa Civil.

O governador de SC reforçou que está sendo empenhada toda a capacidade técnica e operacional do Estado na missão principal de proteger vidas. “Nós estamos há três dias reunidos com a Defesa Civil, secretarias de Estado e forças de segurança, monitorando as informações e alertando a população. Nossas equipes estão na rua socorrendo as pessoas, mas a preocupação ainda é grande porque a previsão é de mais chuva. Vamos continuar vigilantes, cuidando das pessoas, protegendo a vida e o nosso patrimônio”, frisa Jorginho Mello.


Foto: Ricardo Trida/Secom

De acordo com os técnicos da Defesa Civil, a situação no Alto Vale do Itajaí exige atenção por conta das características do rio Itajaí do Sul. “As águas sobem muito rapidamente, mas demoram a baixar”, explica o coronel Cesar Nunes, diretor de resposta a desastres da Defesa Civil de SC.

Corpo de Bombeiros Militar atende a 399 ocorrências

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), até as 18h desta quarta-feira, 4, realizou 399 atendimentos relacionados ao evento climático no estado.

Foram registradas ocorrências nas áreas dos Batalhões de Bombeiros Militar (BBM) com sede em: Canoinhas (9º BBM); Curitibanos (2º BBM); Joaçaba (11º BBM); Blumenau (3º BBM); Rio do Sul (15º BBM); Florianópolis (1º BBM); Balneário Camboriú (13º BBM); Itajaí (7º BBM); São Miguel do Oeste (12º BBM); Lages (5º BBM); Tubarão (8º BBM); Chapecó (6º BBM) e Xanxerê (14º BBM).

A região do BBM de Canoinhas foi uma das mais atingidas, com 67 ocorrências registradas.


Foto: Ricardo Trida/Secom

O Comandante-Geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, acompanha a situação diretamente do Centro Integrado de Operações, da Defesa Civil de Santa Catarina. Além disso, as 15 equipes especializadas de Forças-Tarefa do CBMSC já estão em sobreaviso, para rápido emprego, caso seja necessário. Em caso de emergência a população deve procurar o CBMSC pelo telefone 193.


Assessoria Gov SC
por Assessoria Gov SC
04/10/2023 22:31