Imagem: Lucas Uebel/Grêmio
O Grêmio foi até o Estádio Castelão, na tarde deste sábado (30), para enfrentar o Fortaleza, em jogo válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2023. Em busca de pontos para seguir sonhando com o título, o Tricolor duelo com o Leão do Pici, que preservou titulares por conta da disputa da semifinal da Copa Sul-Americana, mas não deixou de ter muitas dificuldades. Na reta final, brilhou a estrela de Luis Suárez, que garantiu um ponto de ouro.
O Imortal iniciou a partida indo pra cima e teve sua primeira chance logo aos dois minutos. Em cobrança de falta, Luis Suárez bateu com muita categoria e acertou a trave. Na resposta do Fortaleza, aos 5′, Lucas Crispim tabelou com Thiago Galhardo e bateu por cima da meta de Gabriel Grando Aos 14′, após cobrança de escanteio, Yago Pikachu finalizou de primeira, sem sustos para o Tricolor.
Com muita liberdade para atacar, principal pelo lado direito, aproveitando espaços no lado esquerdo da defesa do Grêmio, o Fortaleza passou a dominar a partida. Aos 19′, Galhardo arriscou de fora da área e Grando espalmou para escanteio.
A primeira grande chance de gol da partida dos donos da casa aconteceu aos 30 minutos. Após cruzamento da direita e bola mal rebatida pela defesa, Grando precisou realizar excelente defesa, no reflexo, para evitar o gol de Crispim.
Aos 33 minutos, João Pedro Galvão reclamou de dores e precisou deixar o gramado. O escolhido pelo técnico Renato Portaluppi para ingressar na equipe foi Ferreira.
O árbitro Raphael Claus, após indicação do árbitro de vídeo (VAR), assinalou pênalti para o Fortaleza, aos 41 minutos, após um toque no braço de Reinaldo.. Na cobrança, Thiago Galhardo bateu sem chances par Grando e abriu o placar.
Já aos 47′, o árbitro foi chamado novamente até a cabine do VAR e, desta vez, apontou pênalti sobre Cristaldo. Na cobrança, o meia-atacante escorregou e acabou isolando, de forma bisonha, pela linha de fundo.
Para a segunda etapa, Renato sacou Cristaldo para a entrada de Everton Galdino. Sem conseguir reação e após ver o Fortaleza tentar criar chance com Machuca, o técnico realizou mais duas trocas. O argentino Besozzi e o volante Ronald ingressaram nos lugares de Carballo e Nathan, respectivamente.
O Imortal só começou a tentar esboçar reação aos 20′. Após cruzamento de João Pedro, Ferreira testou e a bola desviou na defesa. Na sequência, Reinaldo colocou na área e Ronald, novamente de cabeça, finalizou pra fora.
Com 30 minutos, em cobrança curta de escanteio, Besozzi chutou forte e Fernando Miguel fez boa defesa. Três minutos depois, Galhardo voltou a ter chance para o Fortaleza, mas furou em bola na hora de chutar.
No lance seguinte, o Grêmio deixou tudo igual. Após ótimo passe longo de Reinaldo, Suárez finalizou entre as pernas do goleiro adversário para balançar as redes. Aos 43′, em um lance muito parecido, só que pelo outro lado, o camisa 9 recebeu na área e chutou na rede, mas pelo lado de fora.
A resposta do Fortaleza veio aos 46′. Depois de cruzamento da esquerda, Romarinho não conseguiu ajeitar o corpo e acabou testando sobre o gol.
Em um dos últimos lances, aos 50′, Besozzi finalizou cruzado e Fernando Miguel evitou o gol. Na sequência, Galdino chutou de longe, mas com desvio na defesa.
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação
Autor Bruno Loreto / R7
PUBLICADO EM 30/09/2023 18:06