Foto: Rádio Grenal
É a maior cheia do Guaíba desde a enchente de 1941.
Após dias em elevação por conta das chuvas, o Guaíba chegou a 3,17 metros nesta quarta-feira no Cais Mauá, e superou 17 centímetros a cota de inundação na área, no Centro de Porto Alegre, de acordo com dados da Defesa Civil da Capital, junto à Sala de Situação do Governo do Estado. Por conta da cheia, todas as comportas estão fechadas na cidade. É a maior cheia do Guaíba desde a enchente de 1941.
As comportas começaram a ser ativadas na segunda-feira. No caso dos portões que costumam ficar fechados, o reforço se deu a partir de sacos de areia posicionados pelas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae). O órgão segue monitorando a situação das áreas ribeirinhas.
Os agentes da Defesa Civil estão de prontidão para atendimentos de emergência e darão sequência às ações preventivas, nas áreas de risco. O órgão renovou o alerta para inundações, em vigor desde o dia 18, e monitora o risco de deslizamentos de encostas até a próxima sexta-feira.
O elevado nível do Guaíba reflete em diferentes pontos da cidade. No Cais Mauá, a prefeitura precisou reforçar a contenção com sacos de areia. A diretora de tratamento de água do Dmae, Joice Becker, informou que 190 toneladas de areia estão sendo colocados nesses reforços.
O nível do Guaíba atingiu, na manhã desta quarta-feira, o CT (Centro de Treinamento) do Parque Gigante, do Inter. As águas invadiram os campos onde os jogadores realizam o treino e toda a parte social, como quadras de futebol, churrasqueiras e quiosques.
A cheia não atrapalhou o treino dos jogadores, pois o time está no Rio de Janeiro, onde enfrenta o Fluminense, pelo jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores. Se o CT ainda estiver alagado, ou com os campos danificados, até a volta do grupo de jogadores do Rio de Janeiro, os atletas irão treinar no Beira-Rio.
Guaíba avançou sobre a cidade, na zona Sul de Porto Alegre, onde não há sistema de contenção de cheias. Impressionantes imagens das câmeras da Prefeitura registraram o Guaíba atingindo a Avenida Guaíba, em Ipanema.