A última vez que as comportas do Guaíba haviam sido fechadas foi em 2015, quando a medição apontou 2,92m.


O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), o Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgoto), juntamente de equipes da administração municipal, decidiram fechar preventivamente o sistema de comportas para evitar inundação causada pelo Guaíba. Ele está em 2,73m na área do Cais Mauá, faltando apenas 27cm para chegar no transbordamento.

Já na área da Ilha da Pintada, a medição aponta 2,46m, já acima da cota de inundação. Conforme Melo, a determinação leva em conta a previsão de mais chuvas no RS, além do vento Sul represando a água.

O primeiro portão a ser fechado foi o 3, na frente do Tribunal de Contas. Em seguida o 1, no Gasômetro, e o 2 no Embarcadero. Na sequência o fechamento do portão 11, no final da avenida São Pedro.

Primeiro foi acoplado um sistema hidráulico, que com o auxílio do motor do caminhão moveu a comporta de três metros de altura. A estrutura pesa de 4 a 5 toneladas. Depois, uma retroescavadeira ajudou a finalizar o fechamento do portão 3. No portão 1 foi usado um caminhão. Das 14 comportas existentes, oito permanecem por enquanto abertas.

“É uma ação preventiva. Não podemos estar desprevenidos neste momento decisivo. Estamos agindo com mitigação de danos e alinhados com o Estado e demais órgãos parceiros diante da previsão do tempo e alertas que temos recebido. Todas nossas equipes de ponta estão reforçadas e mobilizadas para atender a população e possíveis ocorrências”, disse o prefeito Sebastião Melo.

A última vez que as comportas do Guaíba haviam sido fechadas foi em 2015, quando a medição apontou 2,92m.



Redação
por Redação Auonline
25/09/2023 16:53