Foto: Vang Marau


Municípios do norte gaúcho tem inundações por causa da chuva que já ultrapassa os 300mm.



A chuva que chegou ao RS ainda na sexta-feira e se intensificou neste domingo já causa transtornos em diversos municípios do estado. 

Ontem alguns pontos do estado tiveram ocorrência de granizo, mas o que tem preocupado é o excesso de chuva, que em algumas cidades já passa dos 300mm.

Em Marau, a chuva já supera a média histórica para o mês de setembro. Desde sexta-feira, dia 1º de setembro, até o começo da manhã desta segunda-feira (4), já choveu 325 milímetros, sendo que 160 mm só na madrugada de hoje. Situação é crítica no município por conta das inundações.

Segundo o 1º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar – BRBM, há bloqueio total na ERS-324, km 208, entre Marau e Passo Fundo, na localidade São Luiz da Mortandade e na ERS 324, km 224, na ponte no centro de Vila Maria. Ainda, há bloqueio parcial na ERS-434, km 04, entre Ciríaco e David Canabarro. 

E também há registro de trânsito paralisado na ERS-324 entre Vila Maria e Casca, na localidade de Santo Inácio. Na cidade de Marau, o trânsito está interrompido nos seguintes locais: ponte do Bairro Constante Fuga; ponte de São Francisco; e na Ponte da Vila Rigo. As aulas na rede municipal de Marau foram canceladas nesta segunda-feira.

Em Nova Bassano, as águas tomaram conta das ruas na área central da cidade.

Foto: Vox FM/Metsul

Pessoas estão ilhadas em Nova Araçá, por conta da inundação.

Foto: Vox FM

Domingo teve quase 400 mil raios no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul registrou quase 400 mil raios durante o domingo com fortes a intensas áreas de instabilidade com chuva intensa que se formaram sobre o estado desde o começo do dia e que ganharam muita força à noite com a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica. 

Dados compilados pela MetSul Meteorologia a partir do sensor GLM (Geostationary Lightning Mapper) do satélite meteorológico GOES-16, da NOAA e NASA, o Rio Grande do Sul registrou 377.948 descargas entre 0h do domingo e 0h da segunda-feira.


Com atmosfera aquecida e excessiva umidade presente, nuvens de maior desenvolvimento vertical se formaram com chuva e tempestades isoladas que trouxeram pancadas torrenciais, granizo e rajadas de vento forte, especialmente na Metade Norte gaúcha.

Os raios persistem no Rio Grande do Sul nesta segunda e as descargas ocorrem mais sobre a Metade Norte gaúcha. O estado está sob influência de uma baixa pressão com rio atmosférico que traz grande quantidade de umidade.

Os dez municípios que registraram mais raios durante o domingo no Rio Grande do Sul foram Uruguaiana (16.727), Alegrete (15.893), São Borja (15.298), Itaqui (10.244), Livramento (9.172), Tupanciretã (8.626), Quaraí (7.925), Bossoroca (7.563), Rosário do Sul (6.885) e São Miguel das Missões (6.387).

Leia a matéria completa em: https://metsul.com/domingo-tev... .


Redação
por Redação
04/09/2023 09:24