Divulgação/SESI/RS


No Brasil, conforme o Centro de Valorização da Vida (CVV), 32 brasileiros tiram a própria vida a cada dia.



O Sesi-RS lançou a campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida, em referência ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data em que cerca de uma pessoa se suicida a cada 40 segundos, segundo a OMS.

Transtornos mentais e comportamentais são a terceira causa de afastamento no trabalho, por isso é importante que os colegas estejam atentos aos sinais apresentados pelos outros, como destaca Letícia Lessa, gerente de saúde mental do Sesi-RS.

Segundo a especialista, mudanças abruptas e constantes de comportamento, isolamento frequente, perda de interesse em atividades prazerosas, dificuldade de concentração, queda na produtividade e pensamentos negativos em relação à vida e ao futuro são sinais que precisam ser observados.

Ao identificar esses sinais, é importante acolher a pessoa sem julgamentos e evitar respostas como "você é louco" ou "tem gente em situação pior". Minimizar os sentimentos do outro pode causar mais prejuízo.

Letícia enfatiza que a saúde mental não é frescura nem sinal de fraqueza, e que é importante combater os estigmas e preconceitos associados a essa questão.

O Sesi-RS busca promover a discussão sobre saúde mental entre líderes e a população, incentivando um olhar atento para aqueles que precisam de ajuda. Acesse a campanha em www.sesirs.org.br/setembroamar... ou adira pelo 0800 051 8555.

O site oferece uma variedade de conteúdos sobre o tema, tanto para aqueles que estão passando por momentos difíceis quanto para aqueles que desejam oferecer apoio, como o farol da campanha, guiando aqueles que precisam.


Assessoria/SESI
por Assessoria/SESI
03/09/2023 17:31