Seara – O Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) deverá encaminhar na próxima semana ao prefeito Edmilson Canalle, uma proposta para criação de Lei Municipal visando proibir o consumo de bebidas alcoólicas em locais e vias públicas.
A decisão partiu depois de uma audiência pública realizada no começo dessa semana na Câmara de Vereadores de Seara. O encontro reuniu polícias Militar Civil, Bombeiros Militares, Ministério Público e membros do Legislativo Municipal.
A ideia é buscar alternativas para que a Polícia Militar possa agir quando da identificação de pessoas desocupadas que ficam consumindo bebidas alcoólica em locais público e causando perturbação.
Cíntia Schwartz, 1ª secretária do Conseg de Seara, afirma que depois do Projeto de Lei aprovado e o Código de Postura do Município alterado a proposta é fazer um convênio com a Polícia Militar e Município para que se possa iniciar a fiscalização.
A bebida poderá ser apreendida e na mesma condição os equipamentos de som que estão sendo utilizados em casos de ocorrências de perturbação do sossego. Cíntia reitera que a medida é importante e a comunidade está ciente de que alguma coisa precisa ser feita para que esse tipo de situação seja resolvida.
Em Concórdia, por exemplo, a Lei Municipal que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos e ruas da cidade já foi aprovado. A Polícia Militar fez convênio com o Executivo Municipal dando condições para atuar e cumprir a legislação. Depois da ação da PM de forma mais presente na praça Dogello Goss os casos de desentendimento caíram consideravelmente.