Bactéria pode ser contraída pelo consumo de frutos do mar malcozidos ou crus, como ostras

FREEPIK


Estados de Nova York e Connecticut, onde ocorreram os casos, emitiram alertas para a população


Três pessoas morreram nas últimas semanas nos Estados Unidos após terem sido infectadas pela temida e letal bactéria Vibrio vulnificus, popularmente chamada de bactéria comedora de carne.

Autoridades dos estados de Nova York e Connecticut, onde ocorreram os casos, emitiram alertas à população.

A governadora de Nova York, Kathy Hochul, manifestou-se após ter sido confirmado o óbito de um indivíduo no condado de Suffolk.

"Embora rara, a bactéria Vibrio infelizmente chegou a esta região e pode ser extraordinariamente perigosa. [...] À medida que investigamos mais a fundo, é fundamental que todos os nova-iorquinos permaneçam vigilantes e tomem precauções responsáveis para manter a si mesmos e aos seus entes queridos seguros, incluindo proteger feridas abertas da água do mar e, para aqueles com sistema imunológico comprometido, evitar frutos do mar crus ou malcozidos que possam transportar a bactéria", disse.

A comissária do Departamento de Saúde Pública de Connecticut, estado em que duas pessoas faleceram, classificou a situação de algo "preocupante".

"As pessoas devem considerar o risco potencial de consumir ostras cruas e da exposição à água salgada ou salobra e tomar precauções apropriadas. Especialmente durante os meses mais quentes do verão, as bactérias têm mais chances de proliferar e contaminar frutos do mar crus. Dada a nossa onda de calor atual, este pode ser um momento para exercer precaução especial no que você consome", declarou.

As três vítimas tinham entre 60 e 80 anos. Dois dos três casos foram infecções de feridas não relacionadas a frutos do mar, informou o departamento de saúde, e a terceira infecção ocorreu em um residente de Connecticut que consumiu ostras cruas em um estabelecimento fora do estado, informou a rede de TV NBC News.

Os CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos listam os seguintes sintomas da infecção por Vibrio vulnificus:

• diarreia aquosa, frequentemente acompanhada de cólicas abdominais, náuseas, vômitos e febre;

• para infecções na corrente sanguínea: febre, calafrios, pressão arterial perigosamente baixa e lesões na pele, com formação de bolhas;

• para infecções em feridas, que podem se espalhar para o restante do corpo: febre, vermelhidão, dor, inchaço, calor, descoloração e secreção (vazamento de fluidos).

Ainda de acordo com a agência de saúde americana, uma em cada cinco pessoas que contraem a Vibrio vulnificus morrem um ou dois dias após apresentarem os primeiros sintomas.

A bactéria também pode causar sequelas severas, como amputações. "Algumas infecções por Vibrio vulnificus levam à fasciíte necrosante, uma infecção grave na qual a carne ao redor de uma ferida aberta morre", descreve o órgão.

  • Do R7