Amau/Divulgação
O evento, considerado o maior na área de saúde pública da América do Sul, foi realizado de 16 a 19 de julho, em Goiânia
Secretários Municipais da região da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), participaram do XXXVII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems). O evento, considerado o maior na área de saúde pública da América do Sul, foi realizado de 16 a 19 de julho, em Goiânia (GO) e contou com a presença de mais de 10 mil participantes.
O Congresso propôs um aprofundamento nas possibilidades e estratégias para fortalecimento da contínua e permanente agenda de consolidação do SUS. Ainda contou com a tradicional Feira SUS, Mostra Brasil, Aqui tem SUS, Oficina Nacional do Projeto Umuniza SUS, além de painéis técnicos dispostos em uma mesa central e em mesas satélites, contemplando diversos aspectos do tema Integralidade no SUS.
Com o tema “O SUS que Falta no Brasil”, os presentes discutiram ao longo do congresso os avanços conquistados em mais de 30 anos do SUS, como a redução da mortalidade infantil, no tratamento da AIDS, na cobertura universal de vacinação e no enfrentamento da Covid-19.
“Foi um grande evento e muito proveitoso. Essa troca de informações possibilita, sem dúvida alguma, o aperfeiçoamento de novas estratégias do Sistema Único de Saúde, como também na melhoria da qualidade do atendimento”, destacou a secretária municipal de Saúde e Assistência Social de Getúlio Vargas, Graciele Possenti.
Segundo ela, compartilhar experiências bem-sucedidas de implementação de protocolos é fundamental para avançar na área da saúde.
Para Valdirene Foletto, secretária de Saúde Jacutinga e presidente do COSEMS da Região 16, “participar do Congresso anual do CONASEMS é a oportunidade de conviver com gestores e técnicos das diferentes regiões do Brasil e travar contato com experiências das mais diversas e ricas.
Além dos cursos e mesas de debate, durante o Congresso foi possível conhecer de perto toda a pluralidade e complexidade do SUS toda a sua totalidade e constatar que, mesmo diante da grande heterogeneidade de condições para a produção e reprodução da política pública de saúde, há um núcleo comum a todas elas, que é o compromisso dos gestores e trabalhadores em oferecer acesso e qualidade em ações e serviços de saúde à altura das necessidades da população”, pontuou.
Gestores de saúde presentes ainda tiveram a oportunidade de participar da Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. O trabalho apresentou conclusões do processo de interiorização dos resultados da Pesquisa Nacional sobre Cobertura Vacinal. Mais de 450 estratégias de fortalecimento das ações foram apresentadas.
Presença da região da Amau
Representantes das secretarias municipais da AMAU que marcaram presença: Graciele Possenti - Getúlio Vargas, Valdirene Foletto – Jacutinga (Presidente do COSEMS da Região 16), Dimas Dandolini - Severiano de Almeida, Ermeson Tonel - Campinas do Sul, Márcio Capellari – Benjamin Constant do Sul, Osvaldir Rigon – Cruzaltense, Carlos Luiz Biason - Barão de Cotegipe, Ivonir Martinelli - São Valentim, Rosane Detofol - Marcelino Ramos, Dirceu A. Fiabani - Barra do Rio Azul, Dimas Aldino Dandolini - Severiano de Almeida e Paulo Demarco. A prefeitura de Erechim, esteve representada por três servidoras.