Divulgação
Foram quatro palestras com o tema “Comando de Incidentes e Gerenciamento de Abrigos”, com foco numa estrutura mínima de ação e pautada, principalmente, no trabalho de prevenção e como reforço ao Plano de Contingência
A Defesa Civil de Erechim promoveu, ao longo do dia, no Polo de Cultura da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), quatro palestras com o tema geral “Comando de Incidentes e Gerenciamento de Abrigos”, uma delas on-line, com representante do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil. A programação foi voltada para servidores públicos de vários municípios da Associação de Municípios do Alto Uruguai (Amau), Associação de Municípios do Planalto (Ampla) e Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja), devido às previsões de ciclones, temporais, decorrentes do fenômeno El Niño e como reforço ao Plano de Contingência.
Importante capacitar
Na abertura do evento, o secretário de Gestão e Governança da Prefeitura de Erechim, Edgar Marmentini, responsável pela Defesa Civil de Erechim, parabenizou os organizadores e os representantes públicos presentes no evento. “É fundamental esta capacitação regional com servidores públicos para, quando necessário, sabermos como dar os primeiros passos no gerenciamento da crise no município”, explica o secretário Marmentini.
Estruturação da Defesa Civil
Em seguida, o coordenador regional da Defesa Civil, Darci Bugs Júnior (major Bugs), que tem abrangência de 76 municípios, falou sobre a estruturação da Defesa Civil municipal. Ele mostrou aos secretários, servidores, coordenadores locais da Defesa Civil, a importância de ter este órgão estruturado dentro de cada município. “Com condições mínimas de ação e pautado, principalmente, no trabalho de prevenção, e não somente aguardando ocorrer o desastre para depois pensar em agir”, observa o coordenador regional.
Além disso, destaca o major Bugs, os municípios também precisam estar preparados para obter os recursos do Estado ou da União. “Ter uma rede de pessoas capacitadas, grupo de voluntários, pra que possam interagir com outros municípios através das associações civis ou coordenadorias municipais para dar uma resposta mais rápida e qualificada para a sociedade”, ressalta.
Gerenciamento de abrigos
O subcoordenador da Defesa Civil de Erechim, Vagner Mânica, falou sobre o gerenciamento de abrigos em caso de desastres naturais. “Repassamos orientações de como organizar e proceder no momento da tragédia. Algumas pessoas, nesta hora, vão ficar responsáveis em fazer a gestão do abrigo, aproveitando as pessoas do local da área da saúde, assistência social, pedreiros, cozinheiros, para organizar o funcionamento deste local”, destaca.
Ele explica que o abrigo pode ser um ginásio, no entanto, tem que ter estrutura para receber grande número de pessoas, ter cozinha, banheiros. “É importante ter mais de um local que possa servir com esta finalidade e, principalmente, ter muito planejamento, estar preparado para trabalhar com a prevenção”, disse.
Sistema de Comando de Incidentes
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Manica, o evento com representantes de secretarias municipais de vários municípios do Estado, da Assistência Social, com o tema “Comando de Incidentes e Gerenciamento de Abrigos”, é muito importante, porque estes são os dois fatores que mais afetam os municípios numa situação de crise. “O foco destas capacitações são nestes dois aspectos, incidente e abrigos, para ter noções de como lidar com a situação quando ela acontecer”, explica.
Ele explica que o Sistema de Comando de Incidentes, basicamente, precisa ter primeiro, comando padronizado, que vai controlar e organizar as ações, ligado a um grupo de operações, logística, planejamento e administração, e, também, segurança, porta-voz, ligações e secretário. “Depois das palestras, fizemos um trabalho em grupo para colocar em prática esta organização”, comenta.
A Defesa Civil de Erechim faz parte da Secretaria de Gestão e Governança, da Prefeitura de Erechim, e é coordenada pelo secretário, Edgar Marmentini, que é responsável pelo órgão de segurança