Foto: Diego Petroski


Conforme veterinário a probabilidade de todos nascerem do mesmo sexo, em bom estado de saúde é de 1 em 180 milhões



Um nascimento surpreendeu os donos de uma propriedade rural no interior de São Valentim neste fim de semana. Uma vaca deu à luz terneiros quadrigêmeos, todos machos. De acordo com o veterinário, Leandro Natan Richwicki, da cooperativa Cooperval, que atende os animais da família, o fato de os bezerros serem todos do mesmo sexo torna o nascimento ainda mais raro.

“Todos nasceram pequenos devido ao espaço no útero, mas estão bem de saúde. Pela nossa pesquisa a probabilidade de isso acontecer é de 1 em 180 milhões”


Foto: Diego Petroski

A vaca faz parte do rebanho do agricultor Jaco Kruceski, morador da comunidade de Linha São Pedro, Secção 15 de novembro. Ela foi inseminada de forma artificial e a gestação durou cerca de 280 dias.

“O primeiro bezerro começou a nascer por volta das 8h da manhã de domingo (16), logo depois vieram os outros. Eu suspeitava que era mais de um, pelo tamanho que ela estava, mas nunca imaginava que eram quatro. Eu nunca tinha visto algo assim”, disse o agricultor.

Ainda segundo o agricultor há cinco anos a mesma vaca já havia dado à luz a terneiros gêmeos, o que de acordo com o veterinário, pode ser um indício de fator genético que contribuiu para a situação.

“Existe a possibilidade deste fator histórico de lactação gemelar ter contribuído”, comentou Richwicki.


Leandro Zanotto / AU Online
por Leandro Zanotto / AU Online
17/07/2023 19:33