Reprodução Rede Social


Veja o que diz o boletim de ocorrência registrado pelos policiais.


O atendimento de uma ocorrência de briga feito pela Brigada Militar em um estabelecimento comercial da BR 153, em Erechim, terminou com a morte de um homem, causada por um disparo feito por um policial, no fim da tarde desta sexta-feira, dia 24, na paralela da BR -153, no Bairro Vitória II.

De acordo com o Boletim de Ocorrência registrado como (homicídio decorrente de oposição a intervenção de força policial lesão consumado) e que foi feito pelos policiais na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA), as equipes foram chamadas por volta das 18h para atender uma briga que estaria acontecendo próximo a um supermercado.

Reprodução Rede Social

O boletim registra o depoimento de policiais que disseram que ao chegar na ocorrência conversaram com outros policiais que já estavam no local e que informaram que com a chegada das guarnições os envolvidos na briga atravessaram a BR e entraram em um restaurante. Neste restaurante os policiais disseram que enfrentaram resistência, por parte de um dos indivíduos, sendo necessário uso de força moderada para algemá-lo.

O boletim ainda registra que no deslocamento para a paralela, onde estavam as viaturas, os policiais disseram ter ouvido um disparo de arma de fogo e visto dois indivíduos, tentando investir contra outros dois policiais, e que um terceiro homem estava caído no canteiro.

Logo após os policiais militares informaram que socorreram o homem com a própria viatura da Brigada Militar, devido a demora na chegada de uma ambulância. Outros envolvidos foram levados para delegacia.

Quem era o homem morto

O homem morto durante a ação policial foi identificado como Rudimar Rolim Machado, ele tinha 37 anos e morava próximo ao local da ocorrência. Ele deixa duas filhas e esposa.

O corpo de Rudimar, foi encaminhado para necropsia e posteriormente liberado para os atos fúnebres. O caso será investigado pela Delegacia de Repressão as Organizações criminosas Organizadas (DRACO).

O que diz a Brigada Militar

A reportagem do AU Online entrou em contato com assessoria do 13 Batalhão da Brigada Militar (13 BPM), responsável pelo comando policial em Erechim e no Alto Uruguai Gaúcho, batalhão no qual os policiais envolvidos na ocorrência fazem parte.

Em nota a entidade disse que a guarnição foi chamada para atender um ocorrência desentendimento (briga) e que ao chegar no local houve resistência por parte de alguns envolvidos, sendo que um dos policiais militares foi agredido e realizou um disparo, atingindo um homem.

O ferido teria sido socorrido, sendo levado ao hospital, mas não resistido. O policial, segundo o 13 BPM, também teria ficado ferido e necessitado de atendimento médico.

O comando disse ainda que os demais envolvidos foram presos e todas as circunstâncias envolvendo o fato serão apuradas.

Veja a nota na integra:

Nota à imprensa

O comando do 13º BPM comunica que uma guarnição da Brigada Militar de Erechim foi acionada para atender a um desentendimento envolvendo vários indivíduos.

Ao chegar no local da ocorrência, houve resistência por parte de alguns dos envolvidos, sendo que um dos policiais militares foi agredido e realizou um disparo de arma de fogo, que atingiu um homem.

O ferido foi socorrido e levado até uma unidade hospitalar, mas não resistiu. O policial ferido também foi encaminhado para atendimento.

Os demais autores das agressões foram presos, e todas as circunstâncias envolvendo o fato serão apuradas pelo Comando da unidade por meio de Inquérito Policial Militar.


Redação do AU Online
por Redação do AU Online
24/03/2023 11:10