Divulgação
Com soluções para manejo do solo, Rolo Faca tem chamado a atenção de produtores gaúchos
Ipiranga do Sul, berço do plantio direto, no Norte do Estado, é também o mais novo polo de uma das mais recentes inovações para o campo que vem chamando a atenção de produtores de diferentes regiões do Estado e do País. Utilizado para o amassamento das plantas de cobertura do solo para otimizar os resultados da colheita, o Rolo Faca é o grande destaque do portfólio de soluções para o melhor manejo de solo oferecidas pela Mecânica Industrial Triângulo. Case de sucesso dos projetos do agronegócio do Sebrae RS, a pequena empresa finalizou neste mês de março uma participação histórica na Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, com um faturamento de R$ 1 milhão.
Ao longo dos últimos anos a empresa tem investido na profissionalização do negócio em vistas a qualificar a sua gestão e ganhar novos mercados. Para tanto, integrou os projetos Laboratório Metalmecânico Norte e Imersão Metalmecânico Norte/RS. As iniciativas articuladas pelo Sebrae RS trabalham questões que vão desde fluxo de caixa e gestão financeira até melhorias de processos ligados à inovação, tecnologia e prospecção de novos mercados.
Com 13 anos de atuação, a Mecânica Industrial Triângulo oferece as mais diversas soluções em equipamentos agrícolas. A fábrica produz diferentes tamanhos de Rolo Faca, entre eles “Pegasus”, maior rolo auto transportável do Brasil e único do mercado que utiliza 100% do peso na hora da rolagem. Com dimensões que variam de 6.4 e 12.9 metros de largura, dispõe de uma estrutura robusta e simples com apenas um atuador hidráulico ágil para manobras até 20km/h. “Trata-se de um equipamento desenvolvido para o manejo de qualquer terreno e tipo de cobertura de solo. Toda operação é feita de dentro do trator com acionamento de um único comando”, explica o diretor da empresa, Diogo Spergiorin.
Segundo ele, uma das principais vantagens do equipamento é a proteção do solo que se dá por meio do tombamento da vegetação após a utilização do rolo. Tal movimento evita a compactação provocada pelas gotas de chuvas e ajuda a proteger a terra da evapotranspiração ocasionada pelo calor. Além disso, a utilização do rolo oferece outro grande benefício: a prevenção à germinação de plantas invasoras. O resultado final é um plantio mais uniforme e com a preservação do solo, o que é essencial para que a semente possa germinar, emergir e expressar todo seu potencial produtivo.