Foto: Irineu Fontela
Requerimento para reinstalação da frente parlamentar foi encaminhado ao presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin.
O requerimento para reinstalação da Frente Parlamentar em Defesa das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais foi protocolado pelo deputado Paparico Bacchi (PL), nesta quinta-feira (9). Com base na Resolução de Mesa (nº 1.319/15), os parlamentares signatários iniciativa formalizaram o pedido à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Vilmar Zanchin (MDB), que deve colocar o assunto em pauta para apreciação do colegiado na próxima terça-feira (14), durante a reunião de líderes.
Isabela Cristina, filha do deputado Paparico Bacchi, que nasceu com Síndrome de Down e Autismo, é a grande inspiradora da iniciativa precursora realizada em 2020. Reeleito nas eleições de 2022, Paparico solicitou a reinstalação para continuidade dos trabalhos da frente parlamentar durante o segundo mandato. “Precisamos continuar promovendo o debate e reivindicando iniciativas que estimulem as necessárias políticas públicas para garantir dignidade, saúde e qualidade de vida às pessoas com necessidades especiais”, salienta o deputado Paparico Bacchi.
Desde que lançou a iniciativa, até o final do primeiro mandato, Paparico Bacchi é o único deputado estadual que indicou R$ 1,5 milhão da sua quota de emendas parlamentares para investimento nos projetos apaeanos.
Apoio da Federação das Apaes
O presidente da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul, Afonso Tochetto, se reuniu com o deputado Paparico Bacchi no início da semana para destacar a importância da continuidade da frente parlamentar. “O deputado Paparico Bacchi é nosso grande aliado. Precisamos dar continuidade aos expressivos avanços que consolidamos em dois anos de trabalho da frente parlamentar. Paparico Bacchi não é somente um amigo apaeano – é pai de uma jovem com necessidades especiais e traz ao exercício do mandato sua experiência familiar”, destaca Tochetto.
Fato histórico
Pela primeira vez desde a criação da Federação das Apaes do RS, em 1993, a instituição receberá recursos da bancada gaúcha no Congresso Nacional, composta por 31 deputados federais e 3 senadores. Por meio de emenda coletiva, foram indicados R$ 18,9 milhões no Orçamento-Geral da União de 2023.
Após o primeiro seminário das Apaes, que reuniu cerca de 600 pessoas do movimento apaeano no Teatro Dante Barone, em maio de 2022, o deputado Paparico Bacchi e a Federação das Apaes destacaram as principais necessidades das 206 Apaes em atividade no RS para solicitar o apoio federal à instituição.
Apoio
Além do deputado Paparico Bacchi, assinaram o requerimento de instalação os deputados Luiz Marenco, Delegado Zucco, Sergio Peres, Gerson Burmann, Joel Wilhelm, Neri o Carteiro, Elton Weber, Airton Lima, Gaúcho da Geral, Rodrigo Lorenzoni, Silvana Covatti, Claudio Branchieri, Carlos Búrigo, Delegada Nadine, Elizandro Sabino, Eliana Bayer, Thiago Duarte, Kelly Moraes e Gustavo Victorino.