Na visita, os estudantes puderam conhecer a realidade do trabalho dos recicladores, e entender como funciona a Coleta Seletiva do município
Na última semana, estudantes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul, acompanhados pelo professor Eduardo Pavan Korf e por servidoras da Secretaria de Meio Ambiente, visitaram duas associações de recicladores do município. A Associação de Recicladores Filhos da Natureza (ARFIN) e Associação de Catadores de Material Reciclável Unidos Venceremos. Ambas associações se localizam no Bairro Presidente Vargas, e recebem diariamente os materiais oriundos da Coleta Seletiva.
Na visita, os estudantes puderam conhecer a realidade do trabalho dos recicladores, e entender como funciona a Coleta Seletiva do município, desde o momento do recolhimento do lixo nas ruas, até a chegada nas associações, triagem dos materiais e processos de venda e partilha entre os associados. Além disso, foi destacada a importância da separação correta do lixo, em seco e orgânico, já que os resíduos produzidos pela população geram renda para os recicladores.
Atualmente existem sete associações de recicladores, que recebem todo lixo seco, proveniente da coleta domiciliar, realizam a triagem e a venda do material reciclável. "São em torno de 127 recicladores e 80 famílias que sobrevivem diretamente da reciclagem do lixo seco. Por isso, é importante que a comunidade participe da coleta seletiva e de toda ação que contribua para uma melhor sustentabilidade da cidade”, comenta a secretária adjunta de Meio Ambiente, Carla Orso.
Ainda, no portal da Secretaria de Meio Ambiente, existe uma aba que aproxima a comunidade das associações de recicladores. Para saber outras informações acesse http://portal.sysnova.com.br/Index.aspx?pmid=186.