Foto: Galileu Oldenburg / Agência ALRS / Divulgação / CP
Ao todo, cinco deputados ocuparão as cadeiras enquanto titulares estiverem no secretariado de Eduardo Leite.
Depois de tomarem posse na última terça-feira, os cinco secretários de Estado eleitos para o cargo de deputado estadual no último pleito deram lugar a seus suplentes. Enquanto estiverem a serviço do Executivo, caberá aos que assumiram ao longo dos últimos dias legislar na Casa. Airton Artus (PDT), Airton Lima (Podemos), Carlos Búrigo (MDB) e Issur Koch (PP), Rafael Braga Librelotto (MDB) já foram empossados nas cadeiras pertencentes aos secretários Gilmar Sossella (Trabalho e Desenvolvimento Profissional), Ronaldo Santini (Desenvolvimento Rural), Beto Fantinel (Assistência Social), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico) e Juvir Costella (Logística e Transportes).
Conheça os deputados
Airton Artus (PDT) - médico de 65 anos de idade, foi prefeito de Venâncio Aires por dois mandatos, sendo eleito em 2008 e reeleito em 2012. Voltou a ficar como suplente de deputado estadual no último pleito, a exemplo do que ocorrera em 2018. Ocupava o cargo de coordenador da bancada do PDT na Assembleia na legislatura passada. Tendo a saúde uma das bandeiras, pretende apresentar projeto para reestruturação financeira dos Hospitais Filantrópicos e Santas Casas.
Airton Lima (Podemos) - natural de Fortaleza-CE, Lima, de 64 anos, foi eleito deputado estadual em 2018 pelo PR, antiga nomenclatura do atual PL, representando a região de Cachoeira do Sul, onde residia. Filiou-se ao Podemos no início do ano passado, terminando o último pleito como suplente. É autor da leite que dá preferência às mulheres vítimas de violência doméstica à matrícula de filhos na rede estadual de ensino.
Carlos Búrigo (MDB) - foi prefeito de São José dos Ausentes, secretário municipal da Fazenda de Caxias do Sul e secretário-geral de Governo e de Planejamento do Estado no governo José Ivo Sartori (MDB). Formado em Ciências Contábeis, Búrigo tem 58 anos e foi titular na Assembleia na legislatura passada, sendo líder da bancada do MDB no ano passado. Presidiu a Comissão de Educação e instalou a Frente Parlamentar de Logística e Transportes dos Campos de Cima da Serra.
Issur Koch (PP) - pedagogo e músico de 45 anos, foi eleito duas vezes vereador de Novo Hamburgo, sua cidade natal, sendo o mais votado do município na segunda oportunidade. Titular na última legislatura, ficou como primeiro suplente do PP em outubro do ano passado. Presidiu a Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais, além de frentes parlamentares como a de Defesa do Setor Coureiro-Calçadista e de desenvolvimento do Vale Germânico. Considera a educação a sua principal bandeira.
Rafael Braga Librelotto (MDB) - advogado, é casado com Paula Rubin Facco Librelotto, prefeita de Cruz Alta, municipio do qual é natural. Em 2012, foi eleito vereador e chegou à presidência da Câmara de Cruz Alta. Ex-diretor de Publicidade na Assembleia Legislativa, além de desempenhar funções partidárias nas esferas municipal, estadual e nacional. Aos 43 anos, afirma que atuará na cobrança dos serviços básicos de qualidade para a população e investimentos igualitários para diferentes regiões.