O novo mandato dele à frente da Casa vai até o fim de 2024.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi reeleito para o cargo nesta quarta-feira (1º), ao derrotar Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel Van Hattem (Novo-RS). O novo mandato dele à frente da Casa vai até o fim de 2024.
A vitória do presidente da Câmara foi uma das mais expressivas da história, com 464 votos. Ao menos 20 partidos apoiaram a candidatura de Lira, como as principais bancadas da Casa, o PT e o PL, que votaram em peso pela reeleição. O segundo colocado, Chico Alencar, obteve 21 votos. Cinco deputados votaram em branco.
Lira já prometeu que o novo mandato dele na presidência da Câmara será de “muito trabalho, dedicação, franqueza, previsibilidade e diálogo para a construção de maiorias”. Segundo o deputado, um dos focos será a reforma tributária.
“A gente vai ter que abrir muito rapidamente a discussão da reforma tributária. Ela precisa transitar uns dois meses e meio, pelo menos, na Câmara para que deputados novos, entes públicos e empresários que gerem emprego revisitem esse tema”, disse o presidente da Câmara em entrevista a jornalistas na terça-feira (31).