Rio Grande do Sul é o primeiro estado no ranking e enfrenta estiagem e granizo
A procura por seguro rural no Brasil triplicou nos últimos cinco anos, apontou levantamento da Confederação Nacional das Seguradoras, com produtores buscando maior proteção após adversidades climáticas que afetaram as safras em temporadas recentes.
A região Sul foi a que liderou a procura pelo seguro rural em 2022 no acumulado até novembro. No ranking de estados aparecem: Rio Grande do Sul, com 19,1%. Na sequência aparecem Paraná (17,7%), São Paulo (15,7%), Goiás (9,3%) e Mato Grosso do Sul (8,7%).
Juntos, esses cinco estados representam 70,5% da arrecadação nacional com a captação de seguro rural no período. Estado mais afetado nesse quesito, o Rio Grande do Sul segue registrando problemas climáticos neste início de ano.
Na segunda-feira (23), diversas áreas gaúchas registraram queda de granizo. Com temperaturas elevadas, a chuva veio e as pedras se formaram. Foram registrados prejuízos em lavouras de tabaco em Venâncio Aires. Além disso, houve tempestades em Guaporé (serra) e em Soledade (norte).