Foto: Letícia Bonorino / PMI / Divulgação CP
Dos 88 pedidos de socorro, 16 foram homologados pelo governo gaúcho e nove reconhecidos pelo governo federal até o momento.
Chega a 88 o número de cidades gaúchas que já tiveram o decreto de situação de emergência recebido pela Defesa Civil estadual em razão da estiagem. No total, 99 das 497 prefeituras informaram ter emitido decretos, mas 11 documentações ainda não chegaram a Porto Alegre. Dos 88 pedidos de socorro, 16 foram homologados pelo governo gaúcho e nove reconhecidos pelo governo federal até o momento.
Um dos decretos mais recentes chegou é o de Seberi, no Norte gaúcho, onde o prefeito Adilson Balestrin tomou a decisão baseado em dados da Emater. O prejuízo causado pela falta de chuvas há mais de 60 dias passa de R$ 83 milhões. Já na bovinocultura de leite, as perdas atingem mais R$ 4 milhões. A lista de decretos ainda deve seguir crescendo. Na fronteira Oeste, por exemplo, Itaqui recorreu à mesma medida, mas a documentação ainda não chegou à capital.
De acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico 02/2023 da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, os próximos sete dias serão de calor e baixo volume de chuva no Rio Grande do Sul. Ainda assim, há chance de temporais no Oeste e na metade Norte.