Na oportunidade, o secretário expressou a disposição de trabalhar em conjunto com a Federação


Nesta semana, a FETRAF-RS recebeu na sua sede em Porto Alegre a visita do Secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, acompanhado da diretora do departamento de agricultura familiar e agroindústrias, Bruna de Pelegrin Fogiato, o qual foi recebido pelo Coordenador Geral Douglas Cenci, pelo Secretário Geral Sr. Luis Scapineli, Secretário de Finanças Vilson Alba, pela Secretária de Mulheres Cleonice Back além de outros membros que compõem direção da federação. 

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, extinta em 2018, foi recriada para a nova gestão do Governo Leite, com o objetivo de construir e operar programas e políticas públicas específicas para a agricultura familiar. 

Na oportunidade, o secretário da pasta agradeceu a recepção da FETRAF-RS e expressou a disposição de trabalhar em conjunto com a Federação a fim de construir ações em prol dos agricultores. 

Santini também destacou que a secretaria está preocupada com a estiagem, destacando que tem monitorado a situação e que está disposta a dialogar com as entidades para construir ações de curto, médio e longo prazo para amenizar a situação.

Santini assumiu o compromisso de retomar o Plano Safra específico para a agricultura familiar, além de fortalecer as políticas de comercialização e de irrigação. 

A FETRAF-RS agradeceu a visita do secretário, manifestando a importância da recriação da SDR para o desenvolvimento da agricultura familiar, cobrou do secretário que a secretaria trabalhe de forma diferente do que ocorreu na gestão passada do governo Leite, onde os agricultores não foram ouvidos, além de apresentar as principais demandas da agricultura familiar para o Governo do Estado, dentre elas:

  • Fortalecimento e criação de novos programas e políticas públicas de apoio e incentivo à produção de alimentos;
  • Ações imediatas e de médio prazo, de socorro aos agricultores que enfrentam a estiagem que pelo quarto ano seguido;
  • Fortalecimento do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais – FEAPER, a fim de que o mesmo recupere sua capacidade de investimento;
  • Execução e ampliação do programa avançar com a disponibilização de recursos para investimentos;
  • Ampliação do orçamento da EMATER, a fim de que a mesma possa atender as demandas dos agricultores;

Recriação do Plano Safra estadual da agricultura familiar. Para o coordenador geral da FETRAF-RS, Douglas Cenci, o diálogo estabelecido pelo secretário é fundamental para que a secretaria possa ter força dentro do governo e assim cumprir com o seu papel, 

“o Estado do Rio Grande do Sul precisa retomar o seu protagonismo na produção de alimentos, criando políticas públicas e programas de incentivo para agricultura familiar, além de socorrer os agricultores nos momentos de dificuldade como acorre agora por conta da estiagem” destaca Cenci.


Fetraf/RS
por Fetraf/RS
13/01/2023 14:46