Produtores já podem fazer pedidos de mudas através de programa da prefeitura que incentiva a implantação de novos e ampliação de pomares no município


A citricultura tem ganhado terreno no município de Severiano de Almeida. Atualmente são cerca de 345 hectares cultivados, sendo que destes, ao menos 280 já estão em produção.

De acordo com dados da Comissão Municipal LSPA/IBGE, a produção no município já alcança a média de 32 toneladas por hectare.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Severiano de Almeida, Valmor Lazzarin, enfatiza que o objetivo nos próximos anos é seguir incentivando o setor via programa do Governo Municipal. Através de programa específico, a Administração Municipal busca incentivar a ampliação ou implantação de novos pomares.

Entre 2021 e 2022, foram cerca de 10 novos hectares implantados com auxílio do Programa. O objetivo é que até 2023 sejam mais 20, gerando condições de Severiano de Almeida se aproximar dos 400 hectares de área comercial e colocar o município entre os três principais produtores de citros da região Alto Uruguai.

Por isso também, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico comunica, que já está aberto o período para reservas de mudas para o próximo plantio. A reserva pode ser feita diretamente na Secretaria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3525-1122.

Somente na safra 2021/2022, a cadeia de citros do município movimentou mais de R$ 5,2 milhões. “É um montante que circula quase que exclusivamente dentro do município, movimentando outras cadeias produtivas, além do comércio e indústria”, completa o secretário Lazzarin.


Edson Castro/Prime Comunicação
por Edson Castro/Prime Comunicação
06/01/2023 15:27