O Escotismo se vive na Natureza.


Neste último final de semana aconteceu o primeiro acampamento do Ramo Verde do Grupo Escoteiro Católico São Luiz Gonzaga de Gaurama.

O grupo está a um ano e meio em preparação á formação dos chefes e há 06 meses iniciou através de cartas tarefas a preparação dos chefes e sub-chefes das Patrulhas.


No acampamento o objetivo principal foi vivenciar, ou seja, aplicar na prática as técnicas materiais que aprenderam no período.

Durante todo o sábado os os 6 jovens montaram Barracas, fizeram pioneirias escoteiras com taquaras (mesas, bancos...) prepararam as refeições, participaram de momentos de orações, jogos, e outras atividades que o Escotismo oferece.



A noite aconteceu o Fogo de Conselho, momento de alegria e amizade ao redor de uma fogueira.


Após ocorreu uma velada. Momento forte de espiritualidade cristã onde os jovens aprofundaram a Lei Escoteira á Luz de Deus e dos valores Humanos e á boa ação.

No Domingo da Santa Missa na Igreja Matriz onde realizou-se a Cerimônia de Promessa dos Seis Jovens. A Promessa é o aceite do compromisso pessoal de ser escoteiro, chamando a cada um a agir como cristão e como escoteiro, a serviço da Igreja e dos homens. É quando também o jovem passa a fazer parte da grande Fraternidade Escoteira Mundial.


Precisamos referenciar o nosso agradecimento ao Padre Ivacir que desde o primeiro momento quando surgiu a proposta de abrir um Grupo Escoteiro Católico em Gaurama aceitou prontamente, deu todo o apoio e suporte necessário. Hoje podemos dizer que é uma realidade em nosso município, graças ao Padre Ivacir e equipe de chefias ( Adultos Voluntários) 

O Método escoteiro, tal como foi concebido pelo seu fundador, enriquecido ao longo do tempo pela experiência vivida, visa o desenvolvimento equilibrado de todas as dimensões do ser humano ( Corpo, Caráter e Alma) ajudando os jovens:

A fortalecer a sua personalidade;

A desenvolver a sua saúde física e moral;

A adquirir o sentido do concreto;

A saber colocar-se ao serviço dos outros;

A descobrir o sentido espiritual da sua vida.

Nosso Movimento é composto por 03 Ramos:

Ramo Amarelo: Crianças de 08 a 11,5 anos

Ramo Verde: Jovens de 12 a 17 anos

Ramo Vermelho: Jovens a partir dos 17 anos e adultos

Próximos Passos:

Assim que houver a liberação quanto á situação da pandemia, iniciaremos as inscrições para meninos e meninas do Ramo Amarelo.

Ramo Verde continuará suas atividades com a inclusão dos demais jovens das Patrulhas que serão formadas a partir de convites que serão feitos pelos atuais chefes de Patrulha, sendo que cada patrulha é composta de seis a oito jovens.

Também precisamos criar a Associação de Pais.



Por: Rádio Alternativa FM Gaurama

em 28/07/2021